Ética nas organizações

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 9 (2203 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 28 de febrero de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

Ética nas organizações

OS CÓDIGOS DE ÉTICA EMPRESARIAL E AS RELAÇÕES COM OS PRINCIPAIS STAKEHOLDERS DA RESTAURAÇÃO PRIVADA

Trabalho realizado sob orientação da Professora Graça Joaquim
no Âmbito da Disciplina de Ética e Responsabilidade Social

Telma LeitãoAluna nº 2527

Estoril, Novembro 2008

A ética empresarial consiste na busca do interesse comum, ou seja, do empresário, do consumidor, do trabalhador e demais partes interessadas.
Ercílio Denny

Resumo

Num contexto económico cada vez mais sensível às questões éticas e morais dos indivíduos,procurou-se, com este trabalho, fazer uma abordagem simplificada e circunstancial da aplicação de conceitos de ética empresarial a uma microempresa fictícia, na área da restauração, denominada “Rouge”. Para o efeito, foi simulada a elaboração de um código de ética, que faz corresponder os valores da Honestidade, Respeito e Zelo e Diligência às relações que a empresa estabelece com três dos seus maisimportantes stakeholders, nomeadamente: Clientes; Colaboradores; e Fornecedores, com o intuito de perceber as características e princípios que pautam cada uma dessa relações comerciais.

Palavras-chave: ética empresarial, códigos de ética, valores, compromissos

A palavra Ética é originária do grego ethos, que significa 'Morada da Alma' (carácter), e representa, hoje em dia, um tema que tem ganhoespaço para discussão em todo o sector empresarial.
Num momento em que se assiste a uma grande mudança no papel das organizações na sociedade, a ética empresarial assume uma importância de destaque, tanto para as grandes empresas quanto para as pequenas, enquanto factor determinante para a sobrevivência e diferenciação das mesmas, no mercado em que operam, e para a manutenção de uma imageminstitucional positiva. Este facto deve-se, principalmente, ao impacto da globalização, à abertura das economias, aos processos de democratização da tecnologia e da informação e ao processo de amadurecimento da população em geral que, cada vez mais consciente e informada, impulsiona uma maior fiscalização e exigência, por parte das sociedades, para com a postura das organizações (Daineze, 2003).
Sobuma abordagem simplista, poder-se-á dizer que a ética empresarial representa a aplicação dos valores éticos ao comportamento das empresas, abrangendo todos os aspectos da conduta da organização, como um todo.
Neste sentido, o código de ética empresarial constitui um instrumento importante para a formalização dos valores, princípios, compromissos e missão que pautam a actividade e o desempenho dasorganizações, actuando como comunicador da filosofia organizacional e como orientador da qualidade expectável das relações com colaboradores, funcionários e demais partes interessadas (stakeholders), (Daineze, 2003).
De um modo geral, os códigos de ética são compostos por uma declaração de objectivos, que representa a missão da empresa, um conjunto de valores fundamentais e de compromissosadoptados.
Assim, torna-se imperativo apresentar, em primeira instância, uma breve caracterização da empresa, objecto de estudo, e da sua missão.
A empresa adopta o nome “Rouge, Estabelecimento de restauração e bebidas, Lda.” e foi idealizada com o princípio do fornecimento e prestação de serviços na área da restauração, com localização priveligiada na vila de Sintra, classificada, pela UNESCO, comoPatrimónio Mundial. Trata-se de uma micro-empresa fictícia, com apenas 9 funcionários efectivos, que assenta numa cozinha de autor, de cariz tradicional, e que tem, como missão, o fornecimento de um serviço de restauração de referência, a nível distrital, apoiado nos mais elevados "standards" de higiene e segurança alimentar, procurando, através do seu desempenho, agregar valor a todos os...
tracking img