Ética

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (311 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 15 de febrero de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
O Estudo da ética

Esta definição foi retirada da enciclopédia eletrônica http://pt.wikipedia.org para maiores detalhes consulte o site. Lembro aos senhores que as definiçõescontidas nesta fonte de pesquisa estão sujeitas a alterações e comentários dos seus usuários no mundo inteiro.

A ''ética'' pode ser interpretada como um termo genérico que designa aquiloque é freqüentemente descrito como a "ciência da moralidade", seu significado derivado do grego, quer dizer 'Morada da Alma', isto é, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem edo mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.

Para a Filosofia, o comportamento ético é aquele que é considerado bom, e, sobre a bondade, os antigosdiziam que: ''o que é bom para a leoa, não pode ser bom à gazela. E, o que é bom à gazela, fatalmente não será bom à leoa''. Este é um dilema ético típico.

Desta forma, o objetivo deuma teoria da ética é determinar o que é bom, tanto para o indivíduo como para a sociedade como um todo. Os filósofos antigos adotaram diversas posições na definição do que é bom, sobrecomo lidar com as prioridades em conflito dos indivíduos versus o todo, sobre a universalidade dos princípios éticos versus a "ética de situação". O que está certo depende dascircunstâncias e não de uma Lei geral qualquer.

O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: “Como devo agir perante osoutros?”. Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Moral e da Ética. Enfim, a ética é julgamento do caráter moralde uma determinada pessoa.

Nos encontros presenciais e à distância, estaremos detalhando e discutindo esses conceitos. Por enquanto é só. Até a próxima aula.

Prof. Antonio Jonas
tracking img