1- Gare do oriente

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (457 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 21 de octubre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
1- GARE DO ORIENTE
Informações Gerais:
Local: Lisboa, Portugal
Projeto:
Conclusão da obra:
Área do terreno:
Área construída:
Arquitetura:

A Gare do Oriente, também conhecida como GareIntermodal de Lisboa (GIL), é uma das estações ferroviárias e rodoviárias mais importantes em Lisboa. Projectada pelo arquitecto espanhol Santiago Calatrava, ficou concluída em 1998 para servir a Expo'98 e actualmente o Parque das Nações.
O complexo inclui uma estação do Metropolitano de Lisboa (designada Oriente) no primeiro nível e um espaço comercial e uma estação rodoviária (tanto local comode médio/longo curso) nos dois níveis seguintes, sendo os dois últimos níveis ocupados pela estação ferroviária, servida pela CP com comboios suburbanos e por serviços de médio e longo curso.

Aligação entre os comboios e a arquitectura é antiga. Logo em finais do século XIX houve intervenções marcantes, nomeadamente em Lisboa. O processo que não terminou, como se pode verificar com a aindarecente Gare do Oriente, em Lisboa, projectada pelo arquitecto galego Santiago Calatrava, no contexto da EXPO’98.

O projecto obedeceu a dois imperativos: contribuir para a criação de um novo“centro” na área metropolitana de Lisboa, na fronteira entre a capital e Loures; acrescentar ao Parque das Nações um edifício de qualidade, na linha da arquitectura dos pavilhões e outros elementos marcantes dorecinto da EXPO’98. Tal como nas cidades e fortalezas romanas, a referência são dois eixos ortogonais que se cruzam. Um é, obviamente, a própria via-férrea e o outro um eixo imaginário que, partindodo Tejo, passa entre o Pavilhão Atlântico e a Doca dos Olivais, prolongando-se pela então Porta do Sol (actual Centro Comercial Vasco da Gama) e terminando a leste da estação. É em torno deste eixo quese faz a continuidade entre o “bairro novo” (o actual Parque das Nações) e a mancha urbana envolvente. Essa ligação tanto se faz através de uma galeria pedonal superior, como pelo subsolo,...
tracking img