1256916702/5

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 19 (4687 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 10 de septiembre de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
[pic]
Existem três grupos de pessoas no mundo: as que já tiveram doenças veiculadas por alimentos, as que estão tendo ou as que vão ter. Podemos incluir um quarto grupo: as que vão pegar novamente, pois não existe imunidade para essas doenças.
Apresentam freqüentemente sintomas como diarréia, náuseas, vômitos ou febre, sendo que algumas pessoas podem não reconhecer essas enfermidades comocausadas por bactérias ou outros patógenos em alimento.
Nem toda bactéria causa doenças em humanos, algumas são utilizadas vantajosamente para produzir queijo e iogurte, as outras chamadas de pátogeno podem causar doenças veiculadas por alimentos. De modo geral, os processos culinários destroem bactérias, esses microrganismos podem crescer em qualquer tipo de alimento, mas tem preferência pelos quepossuem alto teor de proteínas, como carnes e aves, furtos do mar, ovos, leites e derivados. Também proliferam em legumes com alto teor de proteínas, como feijões e grãos.
As principais doenças veiculadas por alimentos são: Salmonelose, listeriose, botulismo, toxinfecção por Clostridium perfringens, toxinfecção por Escherichia coli campilobacteriose, hepatite A, criptoporidiose, giardíase ,etc➢ Cachorro quente e Salsichão
Perigo: presença da bactéria Listeria monocytogenes. Conseqüência: pode causar aborto ou, 8 a 12 horas após a ingestão, leva a diarréia e cólicas abdominais fortes por 24 horas.
Erros : consumir a salsicha crua ou com maionese caseira.
Prevenção : cozinhe bem a salsinha, eixe –a totalmente imersa na agua , que deve estar soltando vapor(acima de 60°C). A mainesedeve ser industrializada, o molho deve estar bem quente.

➢ Churrasquinho
Perigo: presença da bactéria Escherichia coli.
Conseqüência : após 8 a 12 horas podem surgir diarréia e cólicas abdominais fortes por 24 horas.
Erros: consumir a carne mal passada ou deixá-la mal refrigerada.
Prevenção: prefira o churrasquinho feito na hora e bem passado. Deve-se evitar passar o churrasquinho nafarinha, que pode ter sido contaminada ao ser manipulada. A carne crua deve ficar armazenada em caixa térmica com gelo ou refrigerada.

➢ Canudos copos pratos e talheres descartáveis
Perigo: presença de microrganismos patogênicos provenientes da saliva .
Conseqüência: herpes labial, candidíase bucal, carie , inícios de processos de gastrite e ulceras e outras doenças transmissíveis pelocontato.
Erros: reutilização e uso de produtos mal armazenados.
Prevenção: apos o uso, os utensílios devem ser destruídos para evitar a sua reutilização.

➢ Canjica e arroz doce
Perigo: presença da bactéria Bacukkys cereys ou Clostridium perfringens.
Conseqüência: após 8 a 12 horas podem surgir diarréia e cólicas abdominais fortes por 24 horas.
Erros: deixar o alimento em ua temperaturainferior a 60°C e maior que 5°C por mais de duas horas; armazená-lo na geladeira em potes grandes e, na hora de servir, reaquecê-lo inadequadamente.
Prevenção: refrigerar em pequenas porções (inicialmente descoberto); antes de servir, reaquecer a pelo menos 80°C; manter a temperatura acima de 60°C.

➢ Pé de moleque
Perigo : presença de amendoim com toxinas de bolores.
Conseqüências:risco de câncer hepático.
Erros : utilização de amendoim mofado
Prevenção : não ingerir ou comprar podutos de amendoim de origem duvidosa.

➢ Milho cozido
Perigo: presença da bactéria Bacillus cereus
Conseqüência: após 8 a 12 horas pode surgir diarréia e cólicas abdominais fortes por 24 horas.
Erros: deixar o milho numa temperatura inferior a 60°C por mais de duas horas
Prevenção: mantero alimento aquecido a mais de 60°C.

[pic].
1. Latinhas de refrigerante e cerveja podem causar a leptospirose?
Teoricamente sim. Um roedor doente com Leptospirose urinando sobre latas pode contaminar esses materiais com a bactéria Leptospira interrogans, que tem grande capacidade de sobrevivência no meio ambiente. No contato com a mucosa bucal, mesmo íntegra, pode ocorrer a penetração da...
tracking img