2ª Geração Do Modernismo

Páginas: 15 (3647 palabras) Publicado: 30 de octubre de 2012
Segunda Geração do modernismo Brasileiro

A segunda geração modernista inicia-se em 1930 e se estende até 1945. É um período onde a produção prosaica e poética são abundantes refletindo um conturbado momento histórico tanto no plano nacional quanto no internacional. No plano internacional temos a depressão econômica com a quebra da Bolsa de New York em 1929, a Segunda Grande Guerra e o avançodo nazi-fascismo. No nacional temos a ascensão de Vargas e a consolidação do Estado Novo.

Equilíbrio Formal e Temático

A poesia da segunda geração modernista brasileira integra com maturidade as conquistas libertaria da geração anterior – o uso do verso e da linguagem coloquial e a tematização da realidade nacional – a rica tradição da poesia da língua portuguesa. Nesse sentido, essa geraçãoé ainda mais livre do que a anterior, porque não tinha necessidade de combater a literatura acadêmica, podendo utilizar criativamente toda a experiência formal e temática da poesia em língua portuguesa.

Essa geração conseguiu, por isso, atingir o equilíbrio formal e temático necessário à produção de grandes obras: integrou formas fixas e formas livres, relativizou os conceitos de regional euniversal, mostrando as infindáveis possibilidades geradas por tal integração e por tal relativização. Não é por acaso que alguns dos maiores poetas brasileiros surgem justamente nessa geração.

A poesia deste período apresenta-se mais madura que a do primeiro momento modernista, pois existe um aprofundamento de tudo aquilo que se conquistou desde a Semana de Arte Moderna. Poetas representantes daprimeira geração modernista continuaram intensos na produção literária e se juntam, agora, a novos poetas como Murilo Mendes, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade entre outros.





Características da Segunda Geração:

Amadurecimento e solidificação da poesia modernista – possibilidade de se voltar à forma fixa, pois há liberdade poética; Misturado verso livre com formas tradicionais de compor poemas; Mistura da temática cotidiana com temática histórico-social; Revalorização da poesia simbolista; Repensar a historia nacional com humor e ironia; Verso livre e poesia sintética; Nova postura temática - questionar mais a realidade e a si mesmo enquanto indivíduo; Tentativa de interpretar o “estar-no-mundo” e seu papel de poeta; Literatura maisconstrutiva e mais politizada; Surge uma corrente mais voltada para o espiritualismo e o intimismo (Cecília, Murilo Mendes, Jorge de Lima e Vinícius);

Contexto histórico político, economico e social

O contexto político, econômico e social desse período é conturbado. O mundo ainda sofria a depressão econômica causada pela quebra da bolsa de Nova York, em 1929, que agravou os problemassociais de inúmeros países e intensificou o crescimento e a organização de forças de esquerda. Os partidos socialistas e comunistas entravam em choque com Estados cada vez mais autoritários e nacionalistas, como a Alemanha, a Itália, a Espanha e Portugal. O nazifascismo avançou, expandindo-se pela Europa até a deflagração da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a mais violenta e tecnológica das guerrasaté então, que terminou com as explosões atômicas em Hiroshima e Nagasáqui.

No Brasil, em 1930 Getúlio Vargas subiu ao poder, iniciando um período que ficaria conhecido como a "era Vargas" e que compreende a ditadura do Estado Novo, de 1937 a 1945. Em seu governo, houve uma série de medidas que centralizaram o poder, entre elas a dissolvição do Congresso Nacional e dos legislativos estaduais emunicipais. Assim como ocorreu em grande parte dos países do Ocidente, no Brasil também a esquerda cresceu e se organizou. Em 1935, eclodiu uma tentativa de revolução articulada pela ANL - Aliança Nacional Libertadora, formada pelos grupos de esquerda, que foi reprimida pelo governo. Houve crescimento também de organizações afinadas com a ideologia fascista, principalmente a Ação Integralista...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Istória: do racionalismo iluminista ao irracionalismo pós-moderno
  • La Do Mi Do
  • DO
  • O Do
  • DO
  • El O Do
  • Lo Has Le Do
  • El o do

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS