Abdome agudo obstrutivo

Páginas: 16 (3867 palabras) Publicado: 31 de octubre de 2011
INTRODUÇÃO
O abdome agudo obstrutivo representa uma síndrome de obstrução intestinal causada pela presença de um obstáculo mecânico ou alteração da motilidade intestinal que impede progressão normal do bolo alimentício
Aproximadamente 20% das internações hospitalares são decorrentes de obstrução intestinal, sendo que 80% delas ocorrem no intestino delgado e 20%, no intestino grosso.Classicamente, a literatura oferece seis categorias que possibilitam a classificação do abdome agudo obstrutivo:
• Quanto à altura: alta (obstáculo situado no delgado proximal) ou baixa (delgado distal ou colo);
• Em relação à luz intestinal: oclusão por fatores intraluminários ou extraluminários;
• Quanto ao grau de oclusão: parcial ou completa;
• Quanto ao tempo de instalação: aguda ou crônica;
•Quanto à integridade do suprimento sanguíneo e vitalidade das alças intestinais: simples ou estrangulada;
• Quanto à forma da obstrução: alça fechada ou aberta. Em alça fechada é quando existe obstáculo em dois níveis, impedindo tanto a progressão quanto o refluxo do conteúdo da alça; em alça aberta é quando a obstrução é apenas distal. O exame clínico continua sendo o primeiro passo a ser tomado naavaliação do abdome agudo. Atrasos no diagnóstico correto aumentam consideravelmente a morbi-mortalidade desses pacientes. Com os recursos atuais de tratamento, a mortalidade dos doentes portadores de obstrução intestinal é menor do que 10%. São causas de obstrução do intestino delgado: aderências, hérnias inguinais, íleo biliar, bezoar, infecções (bolo de áscaris , estrongiloidíase ,tuberculose), massas abdominais tumorais (linfoma, adenocarcinoma, metástases peritoneais, tumores mesenteriais) e massas abdominais não-tumorais (apendicite, diverticulite, invaginação, doença de Crohn, endometriose, pólipos , hematomas intramurais). Compressões extrínsecas também podem levar a obstruções, causadas por abscessos, pseudocistos, aneurismas e pseudo-aneurismas. A principal causa de obstruçãocolônica são os adenocarcinomas primários do cólon, responsáveis por 55% dos casos, seguidos por torção ou volvo em 12% dos casos e diverticulite em cerca de 10% Quando longos segmentos intestinais estão acometidos, deve-se ter três causas em mente: carcinoma, diverticulite e volvo.
A idade do paciente é um dado importante, pois certas causas têm sua maior freqüência em determinadas faixasetárias. No neonato devem ser lembrados volvo, íleo meconeal, má-rotação, imperfuração anal, atresia duodenal e doença de Hirschsprung. Nos lactentes devem ser consideradas invaginação intestinal, hérnias complicadas e obstruções por divertículo de Meckel. No adulto jovem e de meia-idade devem ser lembradas aderências, hérnias internas e doença de Crohn. Quanto mais idoso o paciente, maior apossibilidade de neoplasias, seguidas por aderências, hérnias, diverticulites e fecalomas.
As obstruções em alça fechada, embora infreqüentes, merecem destaque, visto seu alto risco de compressão vascular e, com isso, caso o seu diagnóstico não seja realizado precocemente, sua mortalidade aumenta exponencialmente, chegando a 35% em 36 horas de demora diagnóstica.
ETIOPATOGENIA
As causas da obstruçãointestinal mecânica podem ser classificadas de acordo com o modo como a obstrução acontece. Assim, pode ocorrer a obstrução da luz intestinal, como no íleo biliar, a redução da luz por retração e o espessamento da parede da alça por doença intrínseca do intestino, como ocorre na enterite ou no câncer, e a obstrução por compressão extrínseca do intestino, como acontece na oclusão por aderências.Por outro lado, as causas decorrentes dos distúrbios da motilidade intestinal levam aos quadros de íleo paralítico ou neurogênico. Assim, podemos enumerar:
1. Obstrução da luz intestinal: intussuscepção intestinal, íleo biliar, impactação (bário, bezoar, áscaris).
2. Doenças parietais: congênitas: atresias e estenoses, duplicações, divertículo de Meckel; traumáticas; inflamatórias: doença de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • abdomen agudo
  • abdomen agudo
  • Abdomen Agudo
  • ABDOMEN AGUDO
  • abdomen agudo
  • Abdomen agudo
  • abdomen agudo
  • ABDOMEN AGUDO

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS