Administração financeira e orçamentária

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 96 (23970 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 8 de noviembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
“ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I”
PROFESSOR – RENÊ GROSSKLAGS JÚNIOR

MARÇO/2001

ÍNDICE
CAPÍTULO I

O Papel de Finanças e do Administrador Financeiro............................. 03

CAPÍTULO II

O Ambiente Operacional da Empresa................................................... 41

CAPÍTULO III

Administração do Fluxo deCaixa.......................................................... 54

CAPÍTULO IV

Administração do Capital de Giro.......................................................... 81

2

CAPÍTULO I

O papel de finanças e do administrador financeiro

Objetivos de aprendizagem

a - Definir finanças e descrever suas principais áreas – serviços financeiros e Administração Financeira – e as oportunidades de carreira dentro delas.

b -Rever as formas básicas de organização empresarial e seus respectivos pontos fortes e fracos.

c - Descrever as funções da Administração Financeira e diferenciá-la das disciplinas que estão estreitamente relacionadas a ela: contabilidade e economia.

d - Identificar as atividades-chaves do administrador financeiro e o seu papel na administração da qualidade da empresa.

e - Comparar osobjetivos de maximização dos lucros e da riqueza e justificar o foco do administrador financeiro na maximização da riqueza dos proprietários e na preservação da riqueza dos stakeholders (responsabilidade social).

f - Discutir o problema de agency, na medida em que este se relaciona com a maximização da riqueza dos proprietários e o papel da ética nessa questão.

3

Administrar um negócio, seja ummodesto empreendimento ou uma grande sociedade anônima, envolve muitas funções diferentes. O lançamento de novos produtos, abertura de filiais , o marketing e o atendimento aos clientes são pontos críticos para o sucesso da empresa.

Mas, é finanças que faz com que tudo isso aconteça; é o que dirige todo o resto. Sem capital que atenda às necessidades da empresa, seja para financiar seucrescimento ou para atender às operações do dia-a-dia, não podemos desenvolver e testar novos produtos, criar campanhas de marketing, comprar insumos, manter os atuais investimentos. O papel do administrador financeiro é assegurar que esse capital esteja disponível nos montantes adequados, no momento certo e ao menor custo. Se isso não ocorrer, a empresa não sobreviverá. De fato, a causa número um dofracasso das empresas no Brasil tem sido a inadequação de capital.

A área de Finanças está muito mais complexa e avança a passos mais rápidos atualmente. Os mercados financeiros estão voláteis; as taxas de juros podem subir ou cair acentuadamente, num período de tempo muito curto. Essas mudanças afetam nossas decisões financeiras. Financiar projetos quando os juros estão a 19% é muito diferente dequando estão a 12%.

Ademais, há hoje muito mais estratégias financeiras possíveis, e novos produtos financeiros surgem a todo instante.

Provavelmente, num horizonte de longo prazo, são as decisões de investimento de capital – isto é, a seleção de projetos visando ao crescimento da empresa – que causam um maior impacto no valor global da empresa. Se suas decisões de investimento de capitalforem ruins, seu negócio não terá sucesso. Por exemplo, nós avaliamos propostas de abertura de filiais, considerando um horizonte superior a cinco anos os nossos cálculos de retorno sobre o investimento original, e só aprovamos o projeto se este prometer uma rentabilidade acima de um determinada taxa de retorno. Do contrário, ele não agregará nada ao nosso valor de longo prazo. Uma vez selecionadosos projetos, passamos a escolher a melhor forma de financiálos. Se conseguirmos obter fundos a um melhor custo do que nossos concorrentes,
4

estaremos em condições de precificar nossos produtos de forma mais competitiva, melhorando, assim, nossa lucratividade. As decisões financeiras, entretanto, não devem ser tomadas isoladamente. O pessoal de finanças precisa trabalhar em

conjunto com...
tracking img