Ajuda Social

Páginas: 9 (2006 palabras) Publicado: 7 de diciembre de 2012
1 INTRODUÇÃO

1.1 Princípio Personalista

O princípio personalista é a aceitação de que a vida humana (desde a sua concepção até o fim de sua existência) e sua dignidade transcendente são moral e ontologicamente inseparáveis.
A dignidade transcendente não pode ser renunciada pelo ser humano, sem este adquirir grave culpa moral, porque esta é dada por Deus e pela natureza. Por isso, umapessoa não pode dispor de sua própria vida, já que esta depende de limites éticos precisos. Além disso, o Estado e a sociedade nunca poderão violar esses limites éticos, pois nenhuma intervenção lícita ou ilícita que coloque em risco ou a vida é permitida.
Por isso o princípio personalista não permite o que é contrário à vida, como suicídio e genocídio, tudo que viola a integridade (riscosterapêuticos de efeitos devastadores e irreparáveis) e a dignidade humana e tudo que degrada o trabalho.
A partir do princípio personalista nós como indivíduos aprendemos a respeitar e enxergar o próximo como um outro eu, independentemente de sua etnia, posição geográfica, crença ou escala social, sem qualquer discriminação ou privilégio. Conseguinte, a lutarmos pela paz, justiça, liberdade e verdade.Este princípio é fundamentos dos princípios da solidariedade e da subsidiariedade. Além de que, estão interligados com relação à ética da sociedade.

1.2 Princípio da Subsidiariedade

O conceito de subsidiariedade vem do latim subsidium, que quer dizer auxílio ou assistência. Ele pode ser dividido em duas ramificações interligadas sendo que uma refere-se à necessidade da autoridaderespeitar a autonomia de uma pessoa, e a outra se refere à obrigação da autoridade de auxiliar a pessoas naquelas áreas onde os seus esforços são insuficientes.
Este princípio está relacionado ao princípio de solidariedade, além de fundamentar a responsabilidade justa e solidária de todos na sociedade. Assim, não admite o egoísmo. Portanto, a subsidiariedade busca o bem comum, sendo este dever tantodo Estado quanto da sociedade, sempre buscando a plena realização da pessoa. Exemplificado pela frase de João Paulo II quando diz que: “Uma comunidade de ordem mais elevada não deve interferir na vida interna de uma comunidade de ordem inferior, privando-a de suas funções, porém deve sustenta-la em caso de necessidade e ajudar a coordenar sua atividade com as atividades dos demais membros dasociedade, sempre com vistas ao bem comum” (Cfr. João Paulo II, encíclica Centesimus Annus, 15 de maio de 1991, nº 48).
A subsidiariedade está relacionada ao conceito de sociedade em todos os níveis: sejam estes locais, regionais, nacionais ou supranacionais. Sendo que no menor destes níveis está a família, que é tratada como uma célula. Para este conceito, uma sociedade bem construída é aquela queleva em consideração os efeitos causados na vida familiar na mudança da lei antes de sancioná-la.

2 Pesquisa de Campo

A realização do nosso trabalho se dará em duas entidades, uma em São Bernardo do Campo e outra no interior paulista. A primeira servirá como ponte para a entrega da arrecadação na segunda.

2.1 Casa de Assistência Social Auta de Souza

Avenida João Firmino, 880 – BairroAssunção
São Bernardo do Campo – SP
Tel: (11) 4351-2941
Responsável: Maria Thereza

2.1.1 Histórico

A instituição foi criada há 50 anos pela Dona Maria Thereza, para ser um local de apoio às pessoas com lepra. Porém com a erradicação da doença, ela foi se adaptando às necessidades da realidade atual. Já trabalhou com pessoas com hanseníase e tuberculose, porém agora seu foco é nosdependentes químicos. Essa instituição oferece encontros para dependentes e ex-dependentes para conseguirem se encontrar e seguir as suas vidas, porém dá suporte à clínica de reabilitação situada em Bragança Paulista.

2.1.2 Serviço Oferecido

Reuniões para dependentes químicos e apoio à clínica de Bragança Paulista.

2.1.3 Estrutura

A Dona Maria Thereza, dona do local, está presente todos os...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Ajudes
  • Uma Palavra De Ajuda!
  • Ajudes Per Deures
  • QUI AJUDA A CASA?
  • CANCER GASTRICO AJUDANTE
  • Ajudes auditives
  • Ajudes tecniques
  • Noves Ajudes Técniques I Solucions A La Rehabilitació Canina

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS