Análisis ritmata

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 6 (1467 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 5 de noviembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Análise Temática de Ritmata de Edino Krieger[pic]
Robson Barreto Matos

Resumo: Esse artigo aborda uma análise da peça Ritmata para violão solo de Edino Krieger baseada nos padrões temáticos de Rudolph Réti. Foram localizados os motivos básicos que constituem o tema e identificados as reincidências literal ou alterada dos mesmos buscando a unidade da obra. Discutiu-se também como essa análisepoderá influenciar a atitude do executante, do ponto de vista interpretativo. 
Artigo completo: PDF

A peça Ritmata para violão solo foi composta por Edino Krieger em 1974 (FRAGA, 1996, p. 2), época em que o compositor já havia aderido ao neoclassicismo nacionalista, depois de passar pelo impressionismo e dodecafonismo. O neoclassicismo significou basicamente a utilização da politonalidade, deacordes superpostos e de elementos da tradição popular. A peça Ritmata, além de conter muitas dessas características, é também considerada um dos trabalhos mais representativos desse período no repertório violonístico brasileiro (NEVES, 1981, p. 105-111). Essa análise está fundamentada na aplicação dos padrões temáticos de Rudolph Réti, que consiste primeiramente em localizar os motivos básicosconstituintes do tema e identificar a reincidência literal ou alterada dos mesmos no decorrer da composição. Em seguida o significado desses motivos é investigado dentro da peça como um todo (COOK, 1987, p. 80-98). Nesse trabalho, também será abordado como essa análise poderá influenciar a atitude do executante, do ponto de vista interpretativo. 

Ritmata está dividida em cinco partes: Introdução - Lento 
Seção A - Allegro Energico 
Seção B - Cadenza ad lib. 
Seção A’ - Allegro Energico 
Coda - Poco Meno Mosso - Accelerando

[pic] 

Exemplo 1 (Compassos 2-5)

Depois da introdução, caracterizada pelo efeito percussivo da mão direita e esquerda sobre as cordas do violão e pela escrita sem divisão de compassos, o tema principal inicia a seção A (Allegro enérgico), em compassodois por quatro (ver exemplo 1). Nesta análise o tema foi dividido em dois motivos básicos (motivos I e II) conforme o exemplo, que se justifica pela reincidência insistente dos mesmos ao longo da obra, tanto na forma literal como alterada. As três últimas notas do tema representam uma forma pouco ocorrente e bastante alterada do motivo II, tratando-se simultaneamente de uma inversão, reversão etransposição. O motivo I é constituído por uma anacruse de três notas em direção à nota Mi do primeiro tempo do compasso 3. Isso sugere uma interpretação caracterizada por um aumento gradual de intensidade. Já o Motivo II, que é finalizado quase sempre em tempo fraco, transmite um caráter suspensivo podendo ser interpretado com um pequeno decrescendo. Segundo José Maria Neves, Edino Krieger sofreuinfluência direta da música popular urbana carioca depois que aderiu ao neo-classicismo nacionalista por volta de 1952 (NEVES, 1981, p. 178). Diante disso pode-se comparar perfeitamente o motivo I, devido às características expostas acima, aos baixos introdutórios do “choro” carioca. Esse motivo aparece na sua forma literal introduzindo estruturas menores (frases) nos compassos 5, 9 e 14, ouestruturas maiores como a seção A no compasso 2 e a seção A’ no compasso 53. Nos compassos 26 e 84, esse motivo aparece transposto para Mi, onde também introduz a segunda parte das seções A e A’ respectivamente.

[pic] [pic] [pic]
Exemplo 2
[pic]
Exemplo 3

O intervalo de quarta possui uma importância estrutural dentro da obra, pois tanto a harmonia como algumas formações motívicas estãorelacionadas com esse intervalo. Apenas três tipos de acordes são encontrados na peça. Esses acordes combinam superposições de quartas justas, aumentadas e diminutas (ver exemplo 2),[1] aparecendo harpejados ou em blocos, e ainda transpostos para alturas variadas. No exemplo 3, deslocando-se a nota Si do motivo I para o final na oitava inferior, nota-se que o mesmo é formado por uma seqüência de quartas...
tracking img