Analisis de los pcns brasileños

Páginas: 7 (1614 palabras) Publicado: 28 de noviembre de 2010
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS

ALUNAS: Climeni Clementino Diniz
Danielle Lima de Carvalho
CURSO: Letras – Espanhol
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado 1
PROF. Socorro Cláudia Tavares de Sousa
1ª Que argumentos podem ser descritos para justificar a afirmação deque “A aprendizagem de língua estrangeira é uma possibilidade de aumentar a autopercepção como ser humano e como cidadão?

Resposta:
O ser humano por meio da aprendizagem de língua estrangeira passa a compreender o outro, aprende mais sobre si mesmo e sobre a pluralidade do mundo, que é marcado por distintos aspectos culturais.
O ensino de língua deve proporcionar ao aluno seu engajamentodiscursivo, aprimorando sua capacidade de interagir com o discurso de outros.
Na sala de aula o professor deve viabilizar a prática da discursividade por meio de atividades centradas na construção de um aluno que saiba proferir seu discurso em outra língua. Isto se torna possível por intermédio da recriação de processos sociais produzindo significados através da LE.

Alunas: Climeni Clementino Dinize Danielle Lima de Carvalho
2º Os PCNs enfocam o ensino da leitura. Que argumentos são apresentados pelo documento? Que contra argumentos podem ser elaborados?

Resposta:
O ensino de língua estrangeira no Brasil está focado na leitura, justificado por razões como: o uso que se faz da língua no Brasil, visto que os exames formais de língua estrangeira existentes no Brasil (vestibular eproficiência para pós-graduação) só exigem o domínio da leitura.
O aluno aprender a ler em uma língua estrangeira pode aperfeiçoá-lo como leitor de sua língua materna.
Muitas vezes as condições das escolas inviabilizam o desenvolvimento das quatro habilidades, pois têm uma carga horária reduzida, deficiência na habilidade oral do professor, classes superlotadas e materiais didáticos restritos a livro egiz.
Os PCNs afirmam que com a facilidade da compra de aparelhos eletrônicos pode facilitar o acesso das escolas às novas tecnologias e assim trazer o desenvolvimento de outras habilidades.
Os PCNs ao colocar a leitura com lugar de prioridade ignoram o fato dos estudantes terem um contato maior com algumas das outras habilidades, como a auditiva e a oralidade. Pois, é muito maior o contatos dosjovens com a música, filme e outros recursos de mídia oral e auditivo do que com a leitura de um língua estrangeira.

Alunas: Climeni Clementino Diniz e Danielle Lima de Carvalho
3º Explique cada um dos critérios (Fatores históricos, fatores relativos às comunidades locais, fatores relativos à tradição, que justificam a inclusão de uma dada língua estrangeira no currículo. Dê a sua opinião sobrea validade desses critérios?

Resposta:
Os fatores históricos que levaram a inclusão das línguas estrangeira nos currículos escolares estão voltados para questões econômicas. No caso do inglês, devido à grande importância econômica e política que os Estados Unidos adquiriram após a segunda guerra, tornando a língua inglesa à língua mais falada no mundo.
No caso do espanhol o ensino destalíngua veio com o surgimento do MERCOSUL e das relações econômicas entre os países que o compõe.
Os fatores relativos às comunidades locais estão relacionados com a convivência entre a população local ou indígena e assim justificar a inclusão de determinada língua.
Os fatores relativos à tradição estão relacionados ao papel desempenhado por uma língua estrangeira nas relações culturais entre ospaíses.

Alunas: Climeni Clementino Diniz e Danielle Lima de Carvalho
4º De que forma a visão interacional de língua pode propiciar o ensino de língua estrangeira voltado para o uso?

Resposta:
Ao se ensinar uma língua estrangeira, ensinamos também o seu uso. É importante no processo ter o conhecimento teórico do que é a linguagem, e também o conhecimento do uso que se faz dela no mundo...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Analisis Foda De La Plata Ante El Mercado Brasileño
  • guia de la pcns
  • novelas brasileña
  • La Democracia Brasileña
  • Arte brasileño
  • el municipio brasileño
  • Artesania Brasilena
  • La Dictadura Brasileña

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS