Anaximandro e anaxíme ne

Páginas: 2 (477 palabras) Publicado: 27 de febrero de 2011
Anaximandro e Anaxímenes

Para falarmos dos filósofos Anaximandro e Anaxímenes temos necessariamente que fazer referência àquele que é considerado o primeiro filósofo da história: Tales deMileto. Com ele uma nova era do pensamento se inaugura: a investigação do que é a natureza e a realidade, de como o mundo surgiu, não se apóia mais nas intermináveis histórias de deuses mitológicos, comsuas brigas e romances entre si e com humanos.

Estes primeiros filósofos residiam todos em Mileto, colônia grega situada nas costas do que é hoje o litoral da Turquia, de frente para aGrécia, entre os séculos VII e VI A.C.

Para os gregos, havia no mundo quatro elementos primordiais: ar, água, terra e fogo. Os gregos porém explicavam o surgimento do mundo pela mitologia (que paraos gregos tinha a força de uma religião, ou seja a mitologia era a Verdade). A partir de uniões e lutas entre deuses, os tais quatro elementos teriam surgido.

A mudança que Tales opera nopensamento deixa os deuses de lado, e passa a considerar um elemento da própria natureza como o gerador, a essência de tudo que existe. No caso de Tales, a água é o elemento formador de todas as coisas,minerais ou viventes. A pergunta “o que o mundo é?” já não precisa do apoio dos mitos e lendas para ser respondida; encontra na própria natureza uma causa primeira que sustenta e engendra o real.Tal atitude de pensar o real a partir de seu próprio interior, abandonando o pensamento religioso, é considerada como o primeiro passo do pensamento filosófico e científico, da racionalidade.Os primeiros filósofos – Tales, Anaximandro e Anaxímenes são chamados de físicos. Isto porque pensam a origem da natureza, que para os gregos antigos se chamava physis. São também denominadospré-socráticos, devido ao fato de não pensarem sobre a natureza do homem, sua alma, suas paixões, o que é feito em Atenas muitos anos depois com Sócrates.

Se Tales pensava na água como...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Anaximandro
  • anaximandro
  • Anaximandro
  • anaximandro
  • Anaximandro
  • Anaximandro
  • Anaximandro
  • Anaximandro

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS