Antropologia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 5 (1017 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 19 de junio de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
QUESTÃO 1
Etnologia consiste na análise do homem a partir da cultura e da etnia. O estudo das sociedades primitivas por meio da apreciação analítica e comparativa das culturas tem por objetivo levantar documentos no âmbito da antropologia cultural e social. Assim, buscar compreender o homem por inteiro não é, porém, retira-lo da natureza. Ao analisarmos as primeiras sociedades e os homens que aela pertenciam percebemos que todos possuíam certo grau de ligação – pertenciam a uma única família. Explica-se então a necessidade de criar particularidades e se diferenciarem entre si como sociedades. Como exemplo desse processo podemos citar as “mulheres Girafas” que utilizavam os corpos para afirmarem sua exclusividade.
Para a civilização ocidental, o homem selvagem era aquele que estavaligado à natureza. O etnocentrismo intrínseco a essa sociedade contrapôs cultura e natureza. Essa última tinha como essencial componente o “instinto”, o qual deveria ser treinado e desenvolvido. Essa separação fundamenta a forma ocidental de ver o mundo hoje. Edgar Morin –O Enigma do Homem- defende a produção de um juízo de valor que apreenda melhor o conhecimento do mundo. Segundo o autor, tudoque se afasta das características (universo cultural) tendem para a natureza. Já a Teoria do Ponto Crítico de Kroeber coloca o homem como um ser natural por essência que sofreu diferenciação a partir do ponto em que as modificações anatômicas se acumularam. Para ele, devido à juvenilização e a cerebralização, a evolução biológica e a cultural não podem ser separadas. Desse modo, a maleabilidadecognitiva, a capacidade de inovar e de aprender fazem com que o cérebro, o ambiente, o indivíduo e a espécie desenvolvam nosso próprio estilo de vida.
Contra o Estado e crítico da política nas sociedades primitivas, Pierre Clastres –Da tortura nas Sociedades Primitivas- analisa e descreve a violência e a ordem por trás dela. Nas sociedades primitivas a noção de “lei” não existia. Não havia medo dapunição de uma instituição superior. A quebra da normalidade e a violência proveniente do próximo era o que realmente trazia medo a população. Já para nós, hoje, a relação com o Estado é de obediência, conseqüência da “lei escrita”. Porém, segundo o autor, em toda sociedade existe uma forma de registro. Nessas sociedades primitivas, inapropriado a nossa relação de obediência hoje, os registroseram feitos no corpo. Nesse sentido, os ritos de iniciação caracterizam perfeitamente esse processo. O treinamento para que uma criança estivesse plenamente apta para ser inserida na vida adulta era sempre uma prática corporal e havia grande uso da tortura nesse procedimento. Os neófitos e impassíveis que recebiam a tortura e ganhavam uma marca corporal como conseqüência da dor em intensidade máximaestavam prontos para o novo padrão de vida. Assim, o homem iniciado era um homem marcado.
Em suma, as observações básicas que a etnografia nos revelou sobre as diversas sociedades primitivas, desde o modo de andar e usar o corpo (técnicas corporais) até a celebração do casamento e dos funerais nos mostram a articulação de aspectos naturais e culturais para a formação do ser humano. Nesseprocesso, a manifestação e o controle da violência pelas diversas sociedades pode ser um fator que destaque perfeitamente essa diferença entre sociedade atual e as sociedades primitivas, assim como a formação do homem a partir de sua cultura e sua natureza.

QUESTÃO 3
Enquanto para James Fraiser a Magia, a religião e a ciência são formas de controle da natureza, para Evans-Pritchard a lógica dossistemas sociais está relacionada com a linguagem interna dessas sociedades. Nesse sistema de “causação”, o autor diferencia os fenômenos naturais dos sobrenaturais. Os fenômenos naturais estão ligados a "lei" e essa a anormalidade. Assim, a bruxaria, fenômeno psíquico e fisiológico, é classificado como natural.
Ao estudar os azantes, Evans-Pritchard destaca a bruxaria como uma substância que...
tracking img