Análisis de una carrera o grado

Páginas: 18 (4384 palabras) Publicado: 1 de marzo de 2011
[pic]

MÓDULO CURRICULUM

Análise Curricular do Curso de Licenciatura em Física

DOCENTE
PROF. ING. HUGO BUTTIGLIERO

MESTRANDO
CRISTIANO PRATES RODRIGUES

2010

Introdução
A partir de 2002, foram instituídas as DiretrizesCurriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, Curso de Licenciatura, de graduação plena, através da Resolução CNE/CP nO 1 de 18 de fevereiro de 2002, que “constituem os princípios, fundamentos e procedimentos a serem observados na organização institucional e curricular de cada estabelecimento de ensino e aplicam-se a todas as etapas e modalidades daeducação básica”.
Neste documento, um novo enfoque para a formação de professores no Brasil é introduzido com os fundamentos e princípios orientadores apontados no Parecer CNE/CP 9/2001. Entre eles, a concepção de competência como núcleo central na orientação do curso de formação inicial; a coerência entre a formação oferecida e a prática esperada do futuro professor através do entendimentodas concepções de aprendizagem, conteúdo, avaliação e pesquisa como elemento essencial na formação profissional do professor. As diretrizes estabelecem, de modo geral, a seleção dos conteúdos, sua articulação com as didáticas específicas e o desenvolvimento das competências referentes: ao “comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática”; “à compreensão do papel social daescola”; “ao domínio dos conteúdos a serem socializados”; “ao domínio do conhecimento pedagógico”; “ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica”; “ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional”.
A preparação do professor deve realizar-se de maneira a torná-lo um profissional qualificado, plenamente consciente do significado daeducação, para que possa, mediante o exercício de sua função, estender essa consciência aos educandos. O curso de Licenciatura em Física do Instituto Superior de Educação Franciscano Nossa Senhora de Fátima, objeto do presente projeto pedagógico, segue essas diretrizes básicas, buscando favorecer a formação de um profissional preparado para o pleno exercício da cidadania.

Um projeto pedagógicode curso caracteriza-se pelo conjunto de diretrizes e estratégias que expressam e orientam a prática pedagógica de todos os envolvidos com a dinâmica desse curso. Não se restringe à mera organização de componentes curriculares, mas a adoção, por parte dos atores envolvidos (diretor de faculdade, coordenadores e professores), de um efetivo posicionamento científico e tecnológico. Esseposicionamento deverá estar centrado numa unidade epistemológica e no acompanhamento do estado da arte das diversas áreas de conhecimento do curso, sempre compatíveis com seus objetivos, com os princípios, com as condições da instituição de ensino e com a missão de sua entidade mantenedora, levando-se em conta, ainda, a política educacional vigente no país e seu arcabouço jurídico. Exigirá desses atores umprocesso contínuo de reflexão sobre a identidade do curso e o comprometimento com a qualidade e a eficácia de suas ações.
De acordo com o que foi explicitado acima, o projeto pedagógico do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Superior FÁTIMA, tem as seguintes funções:
Integrar os diversos componentes curriculares da sua habilitação com aquelas que vierem a se constituir em situaçõesfuturas.
Possibilitar a definição da identidade do curso, suas particularidades, peculiaridades e interfaces com outros cursos do Instituto Superior FÀTIMA;
Permitir a avaliação permanente do próprio curso em seus múltiplos aspectos;
Favorecer a percepção da educação como fator de inovação e de mudanças, na medida em que possibilite a formação de profissionais que respondam às exigências da...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Ejemplo de ante-proyecto de carrera de grado
  • Listado De Carrera De Grado
  • analisis del desarrollo y estado de la carrera
  • ramon lobo analisis carrera
  • analisis de carrera de medicina
  • despues de las carreras analisis
  • Análisis de la elección de carrera
  • Análisis de la carrera de psicología (gráficas)

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS