Apostila de hadware

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 40 (9829 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
O Gabinete
O gabinete é a caixa metálica que abriga o PC. Essa caixa metálica pode ter vários formatos, sendo os mais usuais o desktop e o minitorre. No desktop a placa-mãe é instalada “deitada”, horizontal à mesa onde o gabinete será apoiado, enquanto que no minitorre a placa-mãe é instalada “em pé”, perpendicular à mesa onde o gabinete será apoiado. Como o modelo mais vendido de gabinete é ominitorre, iremos utilizar este modelo de gabinete em nossas explicações.
Independentemente se o gabinete é desktop ou minitorre, internamente ele deverá ter o espaço para alocar corretamente uma placa-mãe. Acontece que existem basicamente dois formatos de placa-mãe no mercado: AT e ATX; Dessa forma, você deverá escolher um gabinete de acordo com a placa-mãe que você pretende comprar. Se você forcomprar uma placa-mãe com layout AT, deverá escolher um gabinete AT. Já se você for comprar uma placa-mãe com layout ATX, deverá escolher um gabinete ATX. Caso isso não seja respeitado, você não conseguirá montar o seu micro. Atualmente todas as placas-mãe encontradas no mercado utilizam o layout ATX. O layout AT é mais usado por placas-mãe antigas.
Dentro do gabinete vem a fonte de alimentação,que é classificada de acordo com a sua potência em watts. Os gabinetes mais comuns vêm com fonte de 250 W potência suficiente para as aplicações mais usuais. No caso de existirem muitos periféricos internos – tais como vários discos rígidos – devemos pensar em adquirir um gabinete com fonte de alimentação com maior potência, como 300 ou 350 W ou mais.
A fonte de alimentação usada pelo gabinete ATé diferente da usada pelo gabinete ATX. Com isso, fica fácil identificar se um gabinete é AT ou ATX, apenas olhando para o plugue existente na fonte de alimentação.

As placas-mãe para o processador Pentium 4 normalmente utilizam um tipo de fonte de alimentação chamado ATX12V. Esse tipo de fonte de alimentação, além do plugue ATX convencional que apresentamos, tem dois plugues adicionais quemostramos na próxima figura. Isso significa que, se você estiver montando um micro baseado no processador Pentium 4 ou superior, possivelmente você terá de comprar um gabinete com fonte ATX12V.
Dissemos “possivelmente” porque existem algumas placas-mães que não necessitam de fonte de alimentação ATX12V e utilizam uma fonte ATX convencional - especialmente as mais baratas. Por outro lado, placa-mãede alto desempenho para outros processadores (como o Athlon 64 e o Intel Duo Core) podem eventualmente necessitar de uma fonte de alimentação ATX12V.
Por isso, você deve estar atento ao tipo de fonte de alimentação de que a placa-mãe que você escolheu precisa para então comprar o gabinete. Como a fonte de alimentação ATX12V é um pouco mais cara, um micro montado com uma placa-mãe que utilize umafonte de alimentação ATX convencional terá um preço mais em conta.
A Placa-mãe

Na placa-mãe são conectados praticamente todos os componentes do micro, especialmente o processador, a memória RAM, o disco rígido e a placa de vídeo. Com isso, você deve comprar uma placa-mãe de acordo com o processador que você pretende utilizar em seu micro e o tipo de memória a ser instalada. Ou seja, aplaca-mãe a ser adquirida deverá ser compatível com o processador e com a memória RAM que você pretende comprar.

Em relação ao disco rígido, a placa-mãe deverá suportar a mesma tecnologia do disco rígido, para que ele possa obter o seu desempenho máximo. Os discos rígidos são classificados de acordo com a taxa de transferência máxima que conseguem atingir: PI04 (16 MB/s), UDMA/33 (33 MB/s), UDMA/66 (66MB/s), UDMA/100 (100 MB/s) ou UDMA/133 (133 MB/s) e outras de 300 MB/s ou mais. Se você instalar um disco rígido UDMA/100 em uma placa-mãe que trabalhe somente até UDMA/66, seu disco rígido só atingirá uma taxa de transferência de 66 MB/s, embora ele possa trabalhar a até 100 MB/s.

E a placa-mãe pode ter ainda alguns periféricos já embutidos nela – como a placa de vídeo, a placa de som e o...
tracking img