Aproximacion de datos

Páginas: 3 (664 palabras) Publicado: 27 de diciembre de 2011
proUNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

Engenharia Aeronáutica Sistemas de Aeronaves 2011/2012

Relatório da Prática 2 “ Aproximação Polinomial de Tabelas de Valores”

Miguel Rodrigues, 24155 GermánPeinado, 29790

28 de Novembro de 2011

Índice
Introdução .......................................................................................................... 3 Informação......................................................................................................... 4 Resolução.......................................................................................................... 5 Conclusão .......................................................................................................... 8

2

Introdução
Antes do advento dos modernos computadoresdigitais, o cálculo de certas funções como ln(x), sin(x), ex, etc., era feita através da consulta de tabelas. Estas tabelas, laboriosamente construídas e resultando, por vezes, do trabalho de uma vidainteira de matemáticos, só podiam conter, como é obvio, um número finito de dados. Tal facto levanta de imediato a questão de como determinar os valores das funções quando o argumento x não coincide comnenhum dos valores tabelados. Utilizar o valor mais próximo? Qual o erro cometido? Haverá melhores técnicas? Desenvolveu-se então bastante estudo sobre a interpolação e aproximação de funções. Oaparecimento dos computadores veio retirar importância ao cálculo por meio de tabelas. No entanto o interesse pela interpolação e aproximação não diminuiu. Em parte porque é um meio relativamente simples deobter estimativas de funções difíceis de avaliar. Por outro lado também existem dados experimentais que resultam apenas em tabelas e precisam ser relacionados por uma função.

3

Informação
Aseguinte tabela mostra os valores da tracção total disponível Tmax que foram obtidos experimentalmente para vários valores da velocidade V e da altitude h.

4

Resolução
 Criar uma função f1...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • una aproximacion
  • aproximacion
  • Aproximación a la tesina
  • Aproximación a La Criptología
  • aproximacion al texto
  • aproximacion al neoliberalismo
  • aproximación a la semiótica
  • una aproximación a mi entorno

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS