Art Déco

Páginas: 5 (1127 palabras) Publicado: 9 de diciembre de 2012
ART DÉCO



O Art Déco, é um movimento artístico que teve início oficialmente em 1925, na grande mostra Exposition Universelle des Arts Décoratifs, em Paris, de onde surgiu o nome Art Déco. Diferente da maioria dos movimentos artísticos, que tinham intenções políticas ou filosóficas, o Art Decó era um estilo meramente decorativo, que se afirmava nas artes plásticas, arte aplicada earquitetura no período entre as 1ª e 2ª guerras mundiais. Seu auge foi na década de 30 começando em Paris e depois nos EUA.

Considerado um movimento eclético, pois, misturava vários estilos e movimentos do inicio do século 20, tais como futurismo, bauhaus, modernismo, construtivismo, cubismo e art nouveau. No padrão decorativo art déco predominam as linhas retas ou circulares estilizadas, as formasgeométricas e o design abstrato. Conhecido como um movimento mas rígido, mas contido, simétrico, tendo em comparação que o movimento que lo antecedeu foi o Art Nouveau, extremamente rebuscado, delicado, romântico e sensual, com linhas assimétricas. Possui grande influência da arte egípcia e asteca.

A art déco apresenta-se de início como um estilo luxuoso, destinado à burguesia enriquecida dopós-guerra, empregando materiais caros como jade, laca e marfim. É o que ocorre, nas confecções do estilista e decorador Paul Poiret, nos vestidos "abstratos" de Sonia Delaunay (1885 - 1979), nos vasos de René Lalique (1860 - 1945), nas padronagens de Erté. A partir de 1934, ano de realização da exposição Art Déco no Metropolitan Museum de Nova York, o estilo Art Déco começa a se adaptar à produçãoindustrial, usando materiais menos nobres e barateando os custos de produção, tornando-o mais acessível às massas.

A art déco possui, nos EUA, duas fases formais distintas: na primeira procurou-se inspiração nas máquinas e formas industrias. Na segunda seguiu-se o estilo Hollywoodde inspiração nos figurinos, cenários dos filmes, cartazes de filmes e teatro. A década de 30 ficou conhecida como a épocade grande evolução do cinema. O cinema foi o grande referencial de disseminação dos novos costumes.

Na arquitetura, as linhas simétricas, as formas geométricas, a natureza e o design abstrato estão sempre presentes. As mais significativas expressões do art déco foram dadas pelos arranha-céus americanos da época, como o Empire State Building, Crysler Building, Parlamento Japonês, CristoRedentor(RJ), O museu da caixa(SP) e a Central do Brasil(RJ). A cidade litorânea Napier(NZL) foi toda construída no estilo Art Déco. Além de prédios, essa tinha influência em esculturas, carros e postos de gasolina.







Na Moda, Após uma década de euforia, a alegria dos “anos loucos” chegou ao fim com a crise de 1929. A queda da Bolsa de Valores de Nova York provocou uma crise econômicamundial sem precedentes. Foi uma década mas singela, mas não menos elegante, os 30 redescobriram as formas do corpo da mulher através de uma elegância refinada, sem grandes ousadias. As saias ficaram longas, os decotes entraram em cena, os cabelos começaram a crescer e a mulher ficou mais chic e feminina, contrapondo a falta de shape dos anos 20.

A Grande Depressão convive o glamour do cinema faladoe de suas estrelas. A escassez de matérias-primas leva à busca de novos materiais, como madeiras, cortiça, ráfia e plástico.
Surge a pequena notável Carmem Miranda que, para compensar seu 1,52m de altura, cria um modelo de salto enorme, feito de cortiça ou madeira: a plataforma. Salvatore Ferragamo é o primeiro a usar uma estrutura de aço para dar suporte aos pés, o que permitiu que os saltosficassem ainda mais altos.

Madeleine Vionnet, Edith Head e Elsa Schiaparelli principais estilistas da década enalteciam a beleza feminina. Os modelos de beleza eram as atrizes de cinema, e a maior e mais importante da época foi Greta Garbo, magra, bronzeada, visual sofisticado, com sobrancelhas e pálpebras marcadas com lápis e pó de arroz bem claro.

No Brasil, os principais percussores...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • ART DECÓ
  • ART DECO
  • Art-Deco
  • Art Deco
  • Art Deco
  • Art Deco
  • ART DECO
  • art deco

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS