Artigo

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 16 (3926 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA REDE REGULAR DE ENSINO

BARBOSA, Sandra Maria[1]
SILVA, Danielle Ayres[2]
RESUMO

Este artigo tem como objetivo geral mostrar que alunos com Autismo têm condições de serem incluídos na rede de regular ensino. Às vezes, os alunos com autismo não são bem sucedidos na escola, porque se sentem desconfortáveis, inseguros ou mesmo tímidos em seu ambiente escolar.Oferecer aos autistas uma aprendizagem em um ambiente adequado pode ser um fator importante para o sucesso de qualquer estratégia ou ferramenta pedagógica de ensino-aprendizagem. Os alunos autistas terão maior capacidade de aprender em lugares onde possa relaxar e sentir-se seguro. Ao abordar o aspecto de ensino-aprendizagem de alunos portadores do Autismo, faz-se necessário, o professor ter umconhecimento do seu histórico de aprendizagem, para que se possa conhecer melhor as suas necessidades de aprendizagem e até mesmo o seu nível de conhecimento prévio, antes do professor desenvolver as metodologias de ensino. Para abordar o processo de inclusão do aluno Autista, o artigo foi fundamentado por Baron-Cohen (1990), Brasil (2008), Braunwald (1988).

Palavras-chave: Autismo; Inclusão;Ensino-Aprendizagem; Necessidades de Aprendizagem; Metodologia de Ensino.

ABSTRACT

This article aims to show that overall pupils with autism are able to be included in regular education network. Sometimes, students with autism are not successful in school, because they feel uncomfortable, insecure or even timid in their school environment. Offer autistic learning in a suitable environment can be animportant factor for the success of any strategy or pedagogical tool for teaching and learning. Students with autism have a greater ability to learn in places where they can relax and feel secure. Addressing the aspect of teaching and learning of students with Autism, it is necessary, the teacher has a knowledge of their history of learning, so that we can better meet their learning needs andeven their level of prior knowledge before the teacher develop teaching methodologies. To address the process of inclusion of Autistic student, the paper was founded by Baron-Cohen (1990), Brazil (2008) and Braunwald (1988).

Keywords: Autism, Inclusion, Teaching and Learning; Needs Learning, Teaching Methodology.


1.0 INTRODUÇÃO


A partir de uma visão geral da educação, afirma-seque um currículo bem planejado determina a construção de um ambiente que favorece a interação entre os alunos e pode criar seu próprio conhecimento. As fontes de aprendizagem são vistas como um processo baseado na continuidade das interações entre o indivíduo e um ambiente de mudança e real, que faz referência às características básicas de um currículo adequado para a educação de alunos comnecessidades especiais educacionais.
O ensino e a aprendizagem psicomotora se baseiam no autodesenvolvimento pessoal, então, o professor tem de promover por meio dos processos de aprendizagem dos alunos um auto significado e funcionalidade em resposta às características específicas de cada situação abordada. Como os alunos constroem sua aprendizagem por meio da interação situacional, então, paraque se possa incluir na rede regular de ensino um aluno autista, é mais útil para o professor tentar compreender os processos de interação em sala de aula e integração para elaborar programas específicos de intervenção individual, para que assim o aluno autista possa acompanhar o desenvolvimento psicomotor dos outros alunos.
A partir dessas premissas, há conflitantes posições teóricas sobrea necessidade da resposta educativa para os alunos com Autismo, de um lado estão os abolicionistas, que veem a necessidade de fundir todas as atividades educativas especiais dentro do ensino regular e os conservacionistas, que acreditam ser muito drástica a inclusão escolar antes de outras necessidades dos alunos autistas.
No entanto, essa tendência é superada por estudos sobre inclusão...
tracking img