As marcas dialógicas presentes em poemas de amor, de alfonsina storni

Páginas: 16 (3964 palabras) Publicado: 4 de enero de 2010
As marcas dialógicas presentes em Poemas de amor, de Alfonsina Storni

Nildicéia Aparecida ROCHA (UNESP-UNIOESTE)

Em Poemas de Amor, poemas em prosa de Alfonsina Storni, publicada em 1926, corpus neste trabalho, no conjunto dos XLVII textos observa-se uma unidade narrativa com fortes momentos compostos de características formais e efeitos poéticos. Segundo essa unidade,pode-se verificar, desde o primeiro texto, o momento do encontro e o despertar do amor/paixão, sua realização, enquanto amor total, os desencontros e o término com a conseqüente descrença no amor. Essa unidade constrói uma narratividade poético-literária nos modelos do amor romântico, uma longa história de amor; assim como, esses fortes momentos narrativos vão compondo uma possibilidade de análisedas características formais que os constituem: poeticidade/narratividade; subjetividade feminina e feminista; e, o jogo dialógico presentes nas marcas enunciativas, focalizado nesta apresentação. Para tal, referente às marcas dialógicas, os poemas em prosa apresentam um corpo enquanto receptáculo das palavras, que por vezes será a base de um diálogo com outros, uma fronteira que separa o “eu” de“outro(s)” ou assume o papel de leitor - leitora de si mesma; outras vezes é a voz feminina que fala a um tu, sujeito/objeto recebedor do amor - o amado -, dialoga com um vosotros, geralmente em tom irônico, e com este estabelece uma relação ora de distanciamento, ora de proximidade; ainda dialoga com um nosotros, metáfora da união com o ser amado e com o sentimento “amor”; e também dialoga com seupróprio eu/yo, subjetivamente. Neste sentido, o discurso literário começa com o anúncio de uma separação entre o “eu” e os “outros”, entre “inocentes” e “adversários”, entre o “belo” e o “abjeto”, rompendo com as fronteiras marcadas discursivamente na relação com a palavra. Portanto a voz feminina vai escolhendo e determinando o lugar enunciativo a ocupar, outorga assim uma nova identidade àsmulheres, uma identidade múltipla e diversa, mesmo que por vezes contraditória, ao reproduzir ou mesmo assumir o posicionamento ideológico da época, como por exemplo, a supremacia da condição de mãe atribuída à mulher, ou seja, a maternidade feminina.
Palavras-chave: marcas dialógicas, poemas em prosa, identidade feminina.

As marcas dialógicas presentes em Poemas de amor, de Alfonsina StorniEm Poemas de Amor, poemas em prosa de Alfonsina Storni, publicada em 1926, corpus neste trabalho, no conjunto dos XLVII textos observa-se uma unidade narrativa com fortes momentos compostos de características formais e efeitos poéticos. Segundo essa unidade, pode-se verificar, desde o primeiro texto, o momento do encontro e o despertar do amor/paixão, sua realização, enquanto amor total, osdesencontros e o término com a conseqüente descrença no amor. Essa unidade constrói uma narratividade poético-literária nos modelos do amor romântico, uma longa história de amor; assim como, esses fortes momentos narrativos vão compondo uma possibilidade de análise das características formais que os constituem: poeticidade/narratividade; subjetividade feminina e feminista; e, o jogo dialógicopresentes nas marcas enunciativas, focalizado nesta apresentação.
Para tal, referente às marcas dialógicas, os poemas em prosa apresentam um corpo textual que funciona como um “receptáculo” de palavras; por vezes será a base de un diálogo con los otros (MASIELLO, 1997, p. 249); em outros momentos, uma fronteira que separa el yo do otro; ou ainda marcará a luta da poeta com a modernidade. Naspalavras da crítica Francine Masiello (1997, p.249), a poesia de Alfonsina, quando toma de posesión del objeto erótico; no sólo inventa el cuerpo del otro, sino que asume el papel de lector exclusivo de sus signos, convertendo-se, por vezes, na “leitora” de si mesma. O outro será, ainda, tematizado em seu discurso, na figura do amado, da(s) mulhere(s) de sua época, dentro da ambigüidade de seu...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • POEMAS DE ALFONSINA STORNI
  • poemas de alfonsina storni
  • Analisis Del Poema Dolor De Alfonsina Storni
  • Comentario de texto: “Dolor”, poema de Alfonsina Storni
  • Alfonsina storni
  • Alfonsina storni
  • Alfonsina Storni
  • Alfonsina Storni

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS