Avaliação Da Aprendizagem Em Sala De Aula Realizada Pelo Professor: Discrepâncias Entre O Que Se Ensina, O Que Se Aprende E O Que Se Avalia

Páginas: 14 (3435 palabras) Publicado: 8 de enero de 2013
[pic]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – UNICSUL
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA AVALIAÇÃO


TEREZA CRISTINA BASTOS SILVA LIMA










AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA REALIZADA PELO PROFESSOR: DISCREPÂNCIAS ENTRE O QUE SE ENSINA, O QUE SE APRENDE E O QUE SE AVALIA


















SÃO PAULO2011
[pic]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – UNICSUL
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA AVALIAÇÃO

TEREZA CRISTINA BASTOS SILVA LIMA










AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA REALIZADA PELO PROFESSOR: DISCREPÂNCIAS ENTRE O QUE SE ENSINA, O QUE SE APRENDE E O QUE SE AVALIA





Artigoapresentado a Profª. Drª. Laura Marisa Carnielo Calezon, como Avaliação Final da Disciplina: Fundamentos da Avaliação.









SÃO PAULO

2011


AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA REALIZADA PELO PROFESSOR: DISCREPÂNCIAS ENTRE O QUE SE ENSINA E O QUE SE APRENDE



Tereza Cristina Bastos Silva Lima

terezacristinabastos@yahoo.com.br

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SULIntrodução

Este artigo tem como finalidade discutir a Avaliação da aprendizagem em sala de aula como uma das formas de acompanhamento das atividades do aluno com o objetivo de promover a sua progressão, bem como analisar as possíveis discrepâncias que ocorrem entre o que o professor ensina, o que o aluno aprende e o que está sendo avaliado.
Este estudo faz parte da avaliação proposta pelaprofessora Laura na disciplina Fundamentos da Avaliação ao qual a pesquisadora está inserida como aluna no curso de Mestrado da Universidade Cruzeiro do Sul.
Foram discutidas as seguintes vertentes a respeito da avaliação da qualidade do ensino:1. Avaliação em larga escala, na rede de ensino, realizada no país, estado ou município; 2. Avaliação Institucional, na escola, feita em cada escola pelocoletivo. 3. Avaliação da aprendizagem em sala de aula, realizada pelo professor.
Escolhemos a terceira vertente: Avaliação da aprendizagem em sala de aula, realizada pelo professor, pois acreditamos ser a que precisa ser analisada e discutida com maior brevidade, não que as outras não tenham a sua importância, mas essa no nosso entender é quem trabalha com relação professor – aluno, mais veemente.Fundamentação Teórica
Iniciaremos a nossa fundamentação teórica, com a seguinte pergunta: Será que a escola é para todos?
Acreditamos que da forma que a escola está constituída, ela não é para todos e sim para a parte mais privilegiada, portanto, a educação básica precisa repensar o ensino que está constituído, até porque para avaliar precisamos ter clareza do que estamos avaliando. Temos emmente que não existe produção de conhecimentos se não houver motivação, sendo assim, a avaliação da forma com que se apresenta é excludente e seletiva, nesse caso, realmente a escola não é para todos.
O conhecimento virou mercadoria para ser vendida, sendo assim, a escola é feita para subordinar o sujeito e não para fazê-lo desenvolver a aprendizagem.
Mecanismo punitivos não ampliam aconsciência de ninguém, portanto não possibilita mudanças, então porque será que a avaliação continua sendo excludente?
Segundo Freitas (2011), “a avaliação é uma categoria pedagógica polêmica.Diz respeito ao futuro. Portanto mexe com a vida das pessoas, abre portas ou as fechas.”
Freitas completa:
O processo de avaliação, portanto, não pode ser reduzido à questão da classificaçãoou não do desempenho do aluno, pois, estreitamente ligados a ele, se encontram os mecanismos de avaliação do comportamento do estudante e de sua disposição para estudar. (FREITAS,2011,p.8).
Diante do que foi exposto, acreditamos na necessidade de se fazer uma análise crítica com relação a avaliação, de forma a promover a modificabilidade, para que a avaliação deixe de ser um movimento perverso....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Avaliação da aprendizagem matematica
  • A Tribo Dos Metaleiros No Âmbito Da Sala De Aula Do Ensino Médio.
  • A poesia em sala de aula
  • Os Recursos Audiovisuais No Processo De Ensino-Aprendizagem
  • O que é a criatividade? o que é ser criativo? o que é aprender? o que é a aprendizagem? como aprender a ser...
  • Alfabetização e afetividade em sala de aula
  • yo em compre un pelo :D
  • Aprender a aprender en las aulas

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS