Avaliação de competências

Páginas: 2 (327 palabras) Publicado: 11 de junio de 2010
AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

Para desempenhar um determinado grupo de tarefas em uma organização, cada empregado deverá apresentar um conjunto de competências adequadas às atividades de seu cargo.Entende-se por competência:

“Um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com o seu desempenho, quepode ser medido segundo padrões preestabelecidos, e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento.“ (PARRY, Scott B.)

A partir da Descrição de Cargos e da delimitação dascompetências necessárias para cada cargo, o Setor de Recursos Humanos (SRH) tem a possibilidade de elaborar, de maneira mais adequada, o processo de seleção dos funcionários que irão ingressar em umaorganização.

Ao realizar a delimitação correta das competências necessárias para cada cargo, o SRH poderá escolher os instrumentos avaliativos que serão utilizados nos Processos de Seleção de Pessoal

Segueabaixo um conjunto de competências que poderiam fazer parte das competências necessárias a um cargo de uma empresa hipotética, e suas definições.

COMUNICAÇÃO – Capacidade de expressar de maneiracorreta o que pensa, ouvir, assimilar e compreender o que lhe dizem.

CRIATIVIDADE – Habilidade de inovar..

EMPREENDEDORISMO – Capacidade de propor e implementar projetos.

ESTABELECIMENTO DEMETAS – Capacidade de estabelecer objetivos particulares, familiares e profissionais.

FLEXIBILIDADE – Facilidade de adaptação às novas demandas, capacidade de lidar com o inesperado, abertura paranovas idéias.

FOCO NO CLIENTE / MERCADO – Capacidade atender os clientes internos ou externos, observando os objetivos da organização da qual faz parte..

GESTÃO DE PROCESSO - Capacidade decompreender os processos em que está inserido, mapear as etapas dos mesmos, buscando atingir resultados de maneira adequada.

RACIOCÍNIO LOGICO – Capacidade de tirar conclusões acertadas, a partir...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Avaliação
  • Avaliação da aprendizagem matematica
  • Competencias
  • Competencias
  • Competencias
  • Competencias
  • Competencias
  • Competencias

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS