Brasil- exposição 1922

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 3 (551 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 3 de enero de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
As exposições que o Brasil esqueceu: Exposição Internacional de 1922

Continuando a série que começou nesse thread (http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=827148), hoje eu os apresento aExposição Internacional Comemorativa do 1º Centenário da Independência, realizada em 1922, no Castelo, centro do Rio de Janeiro. Mais imponente que a sua predecessora, a Exposição de 1922 contou com aparticipação de diversos países e foi a maior dentre todas as exposições já realizadas no Brasil. Primeiramente, um pequeno resumo:

A segunda grande Exposição e marco do período que abrange as duasprimeiras décadas do século XX no Brasil ocorreu em 1922 também na cidade do Rio de Janeiro, em função do primeiro Centenário da Independência do Brasil. Foi sugerido aos responsáveis pelaorganização dos eventos comemorativos que se realizasse uma monumental Exposição Nacional. Esta relevaria o acontecimento da Independência do Brasil e exibiria ao mundo os avanços da nação brasileira enquantonação republicana. No entanto, devido à grande quantidade de países estrangeiros interessados em participar das comemorações do nosso centenário, houve, pois, uma mudança no caráter do evento - tornando-seassim internacional.

A Exposição Internacional do Centenário da Independência foi oficialmente aberta em 7 de setembro de 1922, durante o governo do presidente Epitácio Pessoa, e o seuencerramento se deu na primeira semana de julho de 1923. O evento ocupou uma extensa área decorrente de aterramentos e intervenções diversas. A área destinada à “Avenida das Nações” se estendeu do Palácio Monroeaté a Ponta do Calabouço e dentre os principais pavilhões ali construídos estava o edifício que hoje abriga o Museu Histórico Nacional: o Palácio das Indústrias.

Fotos:

A Exposição sendoconstruída

Vista aérea. À direita, o Morro do Castelo - berço da cidade - sendo desmontado para a realização da exposição. À esquerda, o aterro do desmonte, onde seriam levantados os pavilhões e...
tracking img