Brasilia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 6 (1416 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 13 de noviembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Brasília: Do Império Português a Juscelino Kubitschek
Cidade de Brasília
População:
2.606.885 habitantes
Área da Cidade:
5.802 Km2
PIB:
99 bilhões de Reais
IDH:
0,874 ( cidade desenvolvida )
Data de Fundação:
21 de Abril de 1960
A arquitetura do sonho de Brasília, começou muito antes de Juscelino Kubitschek.
No ano de 1761 ( aproximadamente 200 anos antes da construção da cidade )Sebastião José de Carvalho e Melo ( conhecido como Marquês de Pombal ) que era primeiro ministro do Império Português já propunha a construção de uma nova capital Imperial no centro do Brasil Colonial.
Quando o Brasil foi transformado de Império em República no ano de 1889, a nova constituição já previa a mudança da capital do Rio de Janeiro para o Planalto Central.
No ano de 1891 uma equipe deexploradores composta por cientistas, médicos, geólogos, botânicos e especialistas em arquitetura foi enviada ao planalto central Brasileiro para encontrar um local para a construção da nova capital.
A missão deste time era explorar os recursos da região, catalogar plantas e animais e principalmente localizar uma fonte de água confiável e suficiente para a construção de uma grande cidade.
O sonhoda construção de Brasília, no entanto, só começou a se tornar realidade no ano de 1955.

Nesta época, o jovem político e candidato a presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira estava em campanha pelo interior do Brasil.
Em um comício em Jataí, uma pequena cidade do interior de Goiás, quando Juscelino disse ao povo se alguém tinha alguma pergunta, um dos eleitores alí presentessurpreendeu a todos dizendo: ” o Senhor pretende transferir a capital do Brasil para o interior como está previsto na Constituição ? “.
Surpreso com a pergunta inesperada vinda de um homem humilde, JK tomou neste momento uma decisão que mudaria a história do Brasil para sempre: a construção da nova cidade de Brasília seria a partir daquele momento a principal meta do seu governo.
Eleito presidenteem 1956, Juscelino iniciou os planos para a construção de Brasília assim que assumiu o poder.
Construção de Brasília: Ousadia e Revolução da Arquitetura no Século 20
O concurso para definir o projeto de arquitetura e urbanismo da nova capital do Brasil foi aberto oficialmente por Juscelino Kubitschek no dia 30 de Setembro de 1956.
O concurso com duração prevista para terminar em 120 dias teve41 projetos inscritos de profissionais de arquitetura de todo o Brasil.
O objetivo deste concurso de arquitetura era definir o traçado básico das ruas da nova cidade, definindo o formato, tamanho e localização dos principais elementos urbanos.
Para estimular a participação dos arquitetos, o governo Federal da época ofereceu um prêmio de 1 milhão de Cruzeiros ( Cr$ 1.000.000,00 ) para quem fosseescolhido.
Entre os 41 projetos inscritos, houve todo tipo de conceito de arquitetura desde soluções simples até propostas de construção da cidade em um único prédio gigantesco. Confira abaixo os principais projetos e que foram os vencedores do concurso de arquitetura de Brasília:
Terceiro Lugar Empatado – Projeto de Arquitetura de Maurício Roberto: Brasília – Cidade Geométrica

Um dosvencedores do terceiro lugar do concurso de arquitetura de Brasília ( houveram 2 projetos empatados em terceiro lugar ) foi o projeto liderado pelo arquiteto Maurício Roberto.
Neste projeto, Maurício e sua equipe imaginaram a arquitetura da cidade de Brasília composta por 7 bairros geométricos de 2,4 quilômetros de diâmetro ( podendo ser construídos mais 7 blocos quando a cidade crescesse ).
Cada umdestes bairros poderia abrigar 72 mil pessoas e teria comércio, escolas, hospitais, delegacias de polícia e bombeiros próprios, como se cada um deles fosse uma pequena cidade independente.
Além dos 7 blocos habitacionais, haveria ainda um setor governamental junto ao lago e um Parque Federal. A população total da Brasília de Maurício seria de 504.000 habitantes com 7 blocos e 1.080.000 habitantes...
tracking img