Cabanagem

Páginas: 3 (747 palabras) Publicado: 9 de agosto de 2010
DISCIPLINA: HISTÓRIA

Rebeliões no Período Regencial

“Cabanagem”

O período regencial foi marcado pela realização de várias rebeliões provinciais que eram baseadas em objetivos como o desejode autonomia política e administrativa dessas províncias, além da vontade de se conseguir uma implantação de um regime republicano.
Elas tiveram bastante relevância na história, pois foram movimentosde revolta contra o governo do Império e o regime monárquico que atuava. No entanto, a principal característica desses movimentos foi a grande participação da população, principalmente das camadassociais mais pobres, quase sempre manipuladas pelas classes ricas na defesa de seus interesses.
Cabanagem
Em 1835, na província do Pará eclodiu uma rebelião de caratér popular que foi denominadaCabanagem. Esse nome foi dado por que dela participou a população pobre que vivia em cabanas à beira dos rios. Essa população era formada por negros, mestiços e índios que praticavam atividades de extraçãode produtos da floresta e que acabaram se revoltando diante da situação precária a que estavam submetidos.
Ao analisarmos cronologicamente esse movimento, podemos observar que foi um dos maisduradouros do período regencial, que abrangeu praticamente toda a década de 30, porem datas diferentes são utilizadas para sua eclosão e seu desfecho.
A população pobre descontentada (em maioria índios emestiços) já haviam participado da Guerra de Independência do Brasil e também dos diversos conflitos que se estabeleceram na província na década de 20, conflitos estes marcados pelo forte sentimentoliberal e anti-lusitano e, apesar do reconhecimento da Independência a elite mercantil de origem portuguesa continuava no controle político e econômico da região. Fator esse que agravou ainda mais odescontentamento da população.
Assim, podemos perceber que a luta dos paraenses tem seu sentido socioeconômico e político, sendo que este último que deveria ocorrer com maior rapidez após a abdicação...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS