Características das instituições totais

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 8 (1984 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 3 de mayo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Resumo: As características das Instituições totais
Aluna: Kellen Pricila dos Santos

Em seu artigo, Erving Goffman, busca explorar as características das Instituições Totais. Essas instituições possuem um caráter muito abrangente o qual é simbolizado pela barreira em relação ao mundo exterior. Grosso modo elas podem ser enumeradas em cinco agrupamentos. Em primeiro lugar as instituições queforam criadas para cuidar das pessoas, as quais pensam, que são incapazes e inofensivas; como por exemplo casas para cegos, velhos, órfãos e indigentes. Em segundo lugar estão os estabelecimentos para cuidar de pessoas consideradas incapazes de cuidar de si mesmas e que são também uma ameaça à comunidade; como sanatórios para tuberculosos, hospitais para doentes mentais e leprosários. O terceirotipo é organizado para proteger a comunidade de perigos intencionais; como cadeias, penitenciárias, campos de prisioneiros de guerra. Em quarto, há instituições estabelecidas com a intenção de realizar de modo mais adequado alguma tarefa de trabalho; como quartéis navios, escolas internas, campos de trabalho. E, finalmente, há as instituições destinadas a servir de refúgio ao mundo, mesmo quemuitas vezes sirvam como locais de instrução para religiosos; como abadias, mosteiros, conventos e outros claustros.
Sendo uma disposição básica da sociedade moderna a tendência de o indivíduo dormir, brincar e trabalhar em diferentes lugares com diferentes co-participantes, sob diferentes autoridades e sem um plano racional geral, a característica central das instituições totais pode ser descritacom a ruptura das barreiras que normalmente separam essas três esferas da vida. Em primeiro lugar, todos os aspectos da vida são realizados em um meso local e sob única autoridade; em segundo, cada fase das atividades diárias é realizada na compania de um grande grupo de pessoas onde todos são tratados da mesma forma e obrigados a fazerem as mesmas coisas juntos; em terceiro, todas as atividadesdo dia são rigorosamente programadas, com tempo predeterminado pois, uma atividade vem em seguida de outra, sendo que essa programação é imposta de cima para baixo através de um sistema de regras formais explícitas e um corpo de funcionários; finalmente, todas essas atividades obrigatórias são reunidas num plano único racional supostamente criado para atender os objetivos oficiais dainstituição.
Essas características podem, individualmente, ser encontrados em outros locais, como por exemplo os grandes estabelecimentos comerciais que apresentam muitos recursos para a distração de seus participantes embora com cuidados especiais para que a linha comum de autoridade não se estenda a eles. Da mesma forma as donas de casa ou famílias de fazendeiros tem sua principais esferas de vida dentrode uma área delimitada porém, não são coletivamente arregimentada ou possuem atividades diárias coletivas. Sendo assim, o controle de muitas necessidades humanas pela organização burocrática de grupos completos de pessoas é um fato básico nas instituições sociais, o que nos sugere algumas consequências importantes.
Nas instituições totais há uma divisão básica entre um grande grupo de internados,que tem contato restrito com o mundo exterior, e um pequeno grupo de supervisão que está integrada ao mundo externo. A equipe dos dirigentes geralmente se sente superiores aos internados. A mobilidade social entre os dois estratos é totalmente limitada, a distância social é muitas vezes formalmente prescrita, e sendo que há restrições até para a comunicação essa exclusão dá à equipe dirigenteuma base específica de distancia e controle em relação aos internados. Assim, desenvolvem-se dois mundos sociais e culturais diferentes.
Nas condições normais de vida na sociedade a autoridade do local de trabalho cessa a partir do momento em que o trabalhador recebe seu salário e pode fazer com ele o que desejar sem que a autoridade do local de trabalho interfira. Dentro das instituições isso...
tracking img