Carta De Mamá

Páginas: 3 (621 palabras) Publicado: 21 de mayo de 2012
Pablo Neruda
Biografia de Pablo Neruda, momentos importante de sua vida, atuação política e literária, livros,
poesias e poemas de Pablo Neruda, Prêmio Nobel de Literatura, Chile

Pablo Neruda:um dos mais importantes poetas chilenos do século XX .
Filho de um operário ferroviário e de uma professora primária nasceu em 12 de julho de 1904, na cidade de Pardal (Chile). Seu nomeverdadeiro era Neftalí Ricardo Reyes Basoalto. Perdeu a mãe no momento do nascimento.
Em 1906, a família muda-se para a cidade de Temuco. Começa a estudar por volta dos sete anos no Liceu paraMeninos da cidade. Ainda em fase escolar, publica seus primeiros poemas no jornal “ La Manãna”. No ano de 1920, começa a contribuir com a revista literária “Selva Austral”, já utilizando o pseudônimode Pablo Neruda (homenagem ao poeta tcheco Jan Neruda e ao francês Paul Verlaine).

Em 1921, passa morar na cidade de Santiago do Chile[->0] e estuda pedagogia no Instituto Pedagógico daUniversidade do Chile[->1]. Em 1923 publica ‘Crepusculário” e no ano seguinte “Vinte poemas de amor e uma canção desesperada”, já com uma forte marca do modernismo[->2].

No ano de 1927,começa sua carreira diplomática, após ser nomeado cônsul na Birmânia. Nesta viagens, conhece diversas pessoas importantes do mundo cultural. Em Buenos Aires, conheceu Garcia Lorca, e em Barcelona RafaelAlberti.
Em 1930, casa-se com María Antonieta Hagenaar, divorciando-se em 1936. Logo após começou a viver com Delia de Carril, com quem se casou em 1946, até o divórcio em 1955. Em 1966,casou-se novamente, agora com Matilde Urrutia.

Em 1936, explode a Guerra Civil Espanhola. Comovido com a guerra e com o assassinato do amigo Garcia Lorca, compromete-se com o movimentorepublicano. Na França[->3], em 1937, escreve “Espanha no coração”. Retorna neste ano para o Chile e começa a produzir textos com temáticas políticas e sociais.
No ano de 1939, é designado cônsul...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Cartas de mamá
  • Cartas De Mama
  • Carta a Mamá
  • Cartas a Mama
  • Carta A Mamá
  • Carta a mamá
  • Carta A Mamá
  • carta a mama

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS