Cataratas De Iguazu Monografía

Páginas: 23 (5522 palabras) Publicado: 9 de agosto de 2012
Cataratas de Iguazu
Dedicado a meu irmão Piero , porque porque por ele eu comecei a estudar Português , e ele sempre me ajuda a estudar .


FOZ DE IGUAZU :
Foz do Iguaçu é um município brasileiro do estado do Paraná, do qual é o sétimo mais populoso, com 255.900 habitantes, conforme estimativa do IBGE.[8] A distância rodoviária até a capital do estado é de de 643 quilômetros[2]. Sua áreaé de 617,701 km², dos quais 61,200 km² estão em perímetro urbano.[9]
É o segundo destino de turistas estrangeiros no paísHYPERLINK \l "cite_note-turest-9"[10] e o primeiro da região sul.
Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza[11] e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho eprimeira em geração de energia,[12], que em 1996 foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
A sede tem uma temperatura média anual de 20,4°C, a vegetação do município é de Mata Atlântica e cerrado. Com uma taxa de urbanização da ordem de 99,00%, O município contava em 2009 com 55 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de DesenvolvimentoHumano (IDH) é de 0,788, considerando-se assim como médio em relação ao estado do Paraná
Integra uma área urbana com mais de 700 mil habitantes, constituída também por Ciudad del Este, no ParaguaiHYPERLINK \l "cite_note-Ciudad_del_Este-12"[13] e Puerto Iguazú, na ArgentinaHYPERLINK \l "cite_note-ARG-13"[14], países com os quais a cidade faz fronteira. Iguaçu é topônimo indígena, podendo serdecomposto, na forma, originalmente, em ig (água) e açu (grande), onde, por acréscimo de uma vogal, a atual denominação[15]. Seus moradores são designados usualmente pelo gentílico iguaçuenses\l

CLIMA :
O clima de Foz do Iguaçu é subtropical úmido mesotérmico, classificado por Köppen como Cfa. A cidade tem uma das maiores amplitudes térmicas anuais do estado, cerca de 11°C de diferença média entre oinverno e o verão, isto deve-se a uma menor influência da maritimidade do que a que ocorre em outros municípios. Por isso os verões costumam ser muito quentes, com máximas médias em torno dos 35°C, por vezes chegando a superar a marca dos 42°C [carece de fontes] e os invernos apesar de, na média, serem considerados amenos, ainda sim propiciarem quedas bruscas de temperaturas que podem fazer atemperatura cair abaixo de zero durante a passagem de frentes frias com a massas de ar polar na retaguarda.
As chuvas costumam ser bem distribuídas durante o ano, com uma pequena redução no inverno, e a precipitação anual varia em torno dos 1800 mm.
[editar] Relevo
Foz do Iguaçu está localizado no extremo oeste do terceiro planalto paranaense, sendo o município mais a oeste do Paraná. O relevo ésuavemente ondulado, o que contribui muito para o desenvolvimento da agricultura. Sua altitude varia em torno dos duzentos metros. A oeste do município corre o rio Paraná, ao sul o rio Iguaçu, ao norte fica o Lago de Itaipu e a sudeste o Parque Nacional do Iguaçu, uma das últimas reservas de mata nativa intacta que existem no Paraná. No sudoeste de Foz os Rios Iguaçu e Paraná se unem formando atríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

GASTRONOMIA : Gastronomia
A comida típica da cidade é o Pirá de Foz, porém o Dourado (peixe de escamas encontrado no Rio Paraná) Assado faz grande sucesso na gastronomia local. Anualmente, acontece o Concurso do Dourado Assado, atraindo milhares de pessoas.
Em Foz do Iguaçu, encontram-se diversos estilos de restaurantes, de variadasgastronomias, inclusive os tradicionais fast foods.
A culinária libanesa também recebe o seu destaque em Foz do Iguaçu, que possui vários estabelecimentos neste segmento, com destaque para o shawarma, um sanduíche feito com carne ou frango, muito apreciado por moradores e turistas

FOZ DE IGUAZU :
] Toponímia
Seu nome vem das palavras Tupi ou Guarani y ɨ (água) e ûasú waˈsu (grande).[4] Reza a...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • cataratas de iguazu
  • CATARATAS DEL IGUAZU
  • Cataratas Del Iguazú
  • cataratas del iguazu
  • Cataratas del iguazu
  • CATARATAS DEL IGUAZU
  • cataratas del iguazu
  • cataratas del iguazu

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS