Chacras

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 5 (1036 palabras )
  • Descarga(s) : 7
  • Publicado : 20 de julio de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Os Chakras



A palavra chakra, em sânscrito, significa “roda” ou “disco”.

Os chakras têm a forma de remoinhos de energia, com aspecto afunilado; funcionam como um aparelho de captação e emanação de energia, estando os seus vórtices em constante movimento.

Os chakras localizam-se nas camadas de energia* que envolvem o corpo físico, ligando-o a essas camadas energéticas, que constituema aura. Estes centros energéticos operam a níveis subtis, invisíveis ao olho físico. No entanto, afectam cada aspecto da nossa vida. O perfeito funcionamento dos chakras é sinónimo de perfeita saúde.

Os chakras estão também vinculados a algumas das principais glândulas endócrinas**, influenciando-as através da sua rotação;

Os 7 chakras estão ligados a um canal energético (nadi) central -Sushumna – que liga o chakra básico ao chakra coronário e que se encontra no interior da coluna vertebral.

Os nádis conduzem a Energia Vital por todo o corpo e podem ser obstruídos por estados desarmonizadores (físicos, emocionais, mentais ou espirituais). Os bloqueios poderão influenciar centros orgânicos vitais, originando doença.

A teoria dos chakras foi introduzida nas práticas do Reiki,no Ocidente, pela Senhora Takata devido à dificuldade dos Ocidentais em sentir os hibikis (ecos das desarmonias) dos seus pacientes.

* Também conhecidas por corpos subtis: etérico, emocional, mental e espiritual.
** Glândulas desprovidas de canais excretores que segregam hormonas directamente na corrente sanguínea. São endócrinas as glândulas pituitária (hipófise), pineal (epífise), timo,tiróide, paratiróides, supra-renais, parte do pâncreas e gónadas (os testículos e os ovários).
4

1º Chakra – Plexo Básico

Sânscrito: Muladhara (“Raiz” e “Base”, “Fundação”)

Mantra*: Lam
Cor: Vermelho
Nota musical: Dó
Elemento: Terra
Glândula: Supra-renais

Localização: Base da coluna vertebral; zona entre os órgãos genitais e o cóccix

Funções: Irriga os órgãossexuais. Governa espinha e rins.
. “Une o material ao espiritual”
. Centro da sobrevivência, da capacidade de usufruir da abundância do planeta

Expressão positiva: sentimento de segurança , estabilidade e integração.

Expressão desequilibrada: medo existencial, medo da morte, impaciência, dependência, insegurança, desencorajamento, pressa de viver e materialismo.

2º Chakra – PlexoSexual

Sânscrito: Svadhisthana (“O Nosso Próprio Lugar”, “Morada do Eu”)

Mantra: Vam
Cor: Laranja
Nota musical: Ré
Elemento: Água
Glândula: Gónadas (ovários e testículos)

Localização: Entre o umbigo e o osso púbico

Funções: Regula o baço, os órgãos sexuais e sistema reprodutor.

. Conhecido no Japão como Tanden (“sede de energia Ki”)
. Centro das emoções ligadas à sexualidade, dogosto pela arte e da criatividade
. Nele estão gravadas as memórias das censuras ou das brutalidades de que fomos alvos, com os traumas daí resultantes e sentimentos de culpabilidade

*A palavra mantra provém do sânscrito e tem muitas diferenças subtis de significado: “instrumento da mente”, “linguagem divina” e “linguagem da fisiologia espiritual humana” são apenas algumas de suas conotações.O poder dos mantras não provém de nenhum significado especial transmitido por suas sílabas, mas do efeito vibratório que eles criam quando são recitados repetidamente.
5

Expressão positiva: maior amor pela vida, criatividade, sensualidade, prazer e alegria.

Expressão desequilibrada: medo da aproximidade física, repugnância pelo corpo, mania da limpeza, incompreensão, isolamento, frigidez eimpotência.

3º Chakra – Plexo Solar

Sânscrito: Manipura (“Cidade das Jóias” ou “Cheio de Jóias”)

Mantra: Ram
Cor: Amarelo
Nota musical: Mi
Elemento: Fogo
Glândula: Pâncreas

Localização: Zona do estômago

Funções: Governa o estômago, o fígado, a vesícula biliar, o baço, o sistema nervoso e digestivo. Abrange todos os órgãos do abdomén.

. Centro que governa os aspectos...
tracking img