Ciências empresariais

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 27 (6685 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 29 de diciembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
RENDIBILIDADE E A SEGURANÇA

Quanto à segurança dos dados apresentados, reflectem –se nas decisões dos administradores, gerentes, sócios ou accionistas, os números analisados individualmente têm pouco significado, é a relação entre os vários números que se transforma em informação útil.

Há coisas óbvias: se as vendas sobem e os custos descem, o quadro da empresa é risonho; se as vendasdecrescem e os custos aumentam, o panorama é sombrio. Mas o que dizer quando as vendas sobem um pouco, mas os custos disparam ? Estes números obrigam os gestores a reflectir.
Devem os preços aumentar ou é preferível reduzir custos ? Neste caso, como fazê-lo ?

Qual é o modo mais eficiente de produzir, vender e distribuir produtos? Ao analisarmos as demonstrações de resultados, temos de conferirqual é o padrão de evolução dos custos.

Comparar os custos da empresa com os custos padrões da indústria é um excelente indicador de como o dinheiro está a ser gasto na organização em relação ao que fazem os concorrentes.

A rendibilidade não pode ser a simples leitura do resultado, é a leitura comparada que pode ser útil, nunca descurando que os números analisados de um balanço ou demonstraçãode resultados poderão não reflectir o verdadeira situação da empresa, o que só por si vêm influenciar negativamente o nível de segurança, que se pretende para os resultados esperados na análise da rendibilidade.

O nível de segurança pretendido é aquele que efectivamente reflecte a verdadeira situação económico-financeira da empresa, mas muitas vezes os vários documentos de análise não seencontram de acordos aos princípios e normas contabilísticas o que por si só inviabiliza uma análise séria e credível, alterando assim o nível de segurança que se pretende.

Cálculo do custo de um dia de crédito

É prática corrente as empresas concederem benefícios aos seus clientes, benefícios esses que se traduzem numa redução de preços ou de dias de crédito.

Se por um lado têm por objectivoaumentarem o seu volume de vendas, captando novos clientes, por outro, ao efectuarem certo tipo de descontos, as empresas estão a compensar os seus maiores e melhores clientes.

Tipos de descontos :
- Comerciais – Ligados directamente ao produto – Bom preço, qualidade, quantidade, revenda, etc.
- Financeiros – Relacionados com a forma de pagamento – Pronto de pagamento, antecipação dopagamento, crédito, etc.

Tantos uns como outros podem ter duas formas, se tivermos em atenção às taxas aplicadas.

Tipo de taxas aplicadas :
- Descontos de Taxa Única – Descontos onde as taxas se podem adicionar.
- Descontos Sucessivos – Descontos independentes uns dos outros.

Regimes de Juros

Numa operação financeira toda a acção que tem por finalidade produzir ou modificarquantitativamente um capital. Tem três características :o capital, a duração e a taxa de juro.

Juro – Remuneração do factor. Resulta da aplicação de uma taxa sobre um capital. È função do prazo, capital e taxa de juro.

Taxa de Juro – Expressa-se em percentagem (%), constitui o factor de “Transformação” do capital em juro. Em “operações financeiras” pressupõe-se sempre que é maior que zero.Capitalização – Processo através do qual um capital inicialmente investido produz um certo rendimento (juro) num certo espaço de tempo.

Período de Capitalização – Corresponde a uma unidade de tempo de transformação de juros.

Actualização – Processo inverso ao da capitalização – Eliminação do factor juro como função de tempo.

Tipos de Juros :

Juro simples – o juro vence-se no final decada periodo, mantendo-se o capital inicial inalterado.

Juro composto – No final do prazo estabelecido, o juro é adicionado ao capital inicial, para, em seguida, vencer um juro superior ao inicial.

Fórmula do juro simples :

J = C*N*I
Capital Acumulado

Capital acumulado = S

Fórmula do Capital acumulado :

S = C + J

Vantagens e Incovenientes dos
diversos meios de pagamento...
tracking img