Ciencia x senso comum - teorias behaviorista e psicanalítica

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 4 (791 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 6 de noviembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
FACULDADE ESTÁCIO DO PARÁ (FAP)
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
PROFESSORA: SANDRA BRNDÃO
ALUNO: DANIEL NASCIMENTO
TURMA: 2001
DATA: 19/09/2011

ATIVIDADEESTRUTURADA I
RESUMO

Ciência x Senso Comum
Para que a ciência seja considera ciência, ela deve possuir alguns pressupostos: a ciência é uma estrutura construída sobre fatos; deve possuir umametodologia de pesquisa, ser sistemática e organizada com explicação geral e não particulares; o conhecimento científico tenta prever as variáveis dos fatos estudados, portanto sendo probabilísticos e nãodeterminísticos.
Diferentemente, o senso comum não possui um rigor, uma metodologia de pesquisa, é fragmentado, desorganizado e muitas vezes até contraditório não podendo ser testado através dospressupostos da ciência.
Contudo, a ciência desenvolve modelos explicativos que se aproximam da verdade, portanto não definitivos.

A Psicologia como Ciência e Objetos de Estudos
A psicologiaganha posição de ciência a partir de 1879 através do Psicólogo alemão Wilhelm Wundt que fundou o primeiro laboratório de pesquisa experimental em psicologia, pois anteriormente, a psicologia era vistaapenas como um ramo da filosofia.
O objetivo da psicologia é estudar o comportamento e os processos mentais de qualquer ser vivo. O comportamento é definido como resposta ou atividade que se podeobservar de um ser vivo; já os processos mentais equivalem às experiências subjetivas que percebemos através do comportamento (sensações, percepções, sonhos, pensamentos, crenças, sentimento, etc.).Como o comportamento é um dado objetivo, pode ser mensurado, analisado e interpretado tanto quantitativa quanto qualitativamente; contudo os processos mentais, por serem dados subjetivos não sãopossíveis a observação direta. Porém, há duas formas de se estudar: pela observação das conseqüências ou manifestações dos processos mentais; pela análise e interpretação de um instrumento psicológico de...
tracking img