Colombia mercado atrayente para brasil

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 24 (5840 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
1 INTRODUÇÃO 3
2 DIMENSÃO SISTÊMICA 8
2.1 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA 8
2.2 DEMOGRAFIA 8
2.3 COLÔMBIA ENTORNO MACROECONOMICO 10
2.4 FATORES DE CRESCIMENTO 13
2.4.1 Capital Físico 13
2.4.1.1 Transporte Aéreo 13
2.4.1.2 Transporte marítimo 14
2.4.1.3 Transporte terrestre 14
2.4.1.4 Zonas francas 14
2.4.2 Capital Humano 16
2.4.3 Recursos Naturais 21
2.4.4Conhecimento Tecnológico 22
2.4.5 Políticas Governamentais ................................................................23
2.5 RELAÇÃO COMERCIAL COLOMBIA X BRASIL 25
2.5.1 Balança Comercial 25
2.5.1 Crescimento Importações da Colômbia nos últimos 10 anos 26
3 DIMENSÃO SETORIAL 27
3.1 CONCORRÊNCIA SETORIAL 29
4 DIMENSÃO EMPRESARIAL 31
4.1 A EMPRESA MARCOPOLO NO MERCADO COLOMBIANO31
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 34


1 INTRODUÇÃO
A busca por novos mercados é a tendência nas principais economias e diversas oportunidades podem fazer uma empresa se tornar transnacional e abrir fronteiras de produção. A efetividade deste fluxo depende basicamente de três fatores: visualização sistêmica do país que oferece condições favoráveis, competitividade empresarial no ambientesetorial a se inserir e capacidade microeconômica de gerenciar a produção e logística neste novo mercado.
A dimensão sistêmica consiste em avaliar o novo mercado considerando aspectos macroeconômicos e como as políticas institucionais sustentam a curto e longo prazo os rumos deste país, bem como, a sustentação legal e regulamentações que permeiam as relações comerciais e financeiras. Num primeiromomento, faremos uma apresentação geral da economia colombiana através de dados estatísticos buscados no DANE (Departamento Administrativo Nacional de Estatística da Colômbia), no The World Factbook administrado pela Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos da América (USA), no Fundo Monetário Internacional, no Banco Mundial e no “Doing Business” a fim de visualizar a Colômbiainternamente e sua colocação regional (América do Sul) e internacional. Além disso, utilizar da avaliação de diversas fontes confiáveis de dados como controle de qualidade da informação, evitando disparidades e atestando credibilidade entre os dados estatísticos informados neste trabalho.
Consideraremos a empresa brasileira Marcopolo no ambiente setorial e as possibilidades de competitividade neste novomercado, partindo de uma óptica sistêmica pela Análise de “SWOT”, passando por uma redimensão setorial para finalmente redefinir as ações microeconômicas.
Em linhas gerais, uma breve análise será realizada sem a pretensão de ser um guia empresarial, mas acima de tudo um estímulo para o Brasil, seja pela iniciativa privada ou estatal, estudar, discutir e se aproximar da Colômbia.

MetodologiaAvaliaremos as oportunidades de investimento na Colômbia em dois grandes blocos: análise sistêmica (perfil macroeconômico) e aplicação setorial da empresa Marcopolo neste novo mercado.
Em cada bloco faremos um artigo de revisão comentando de forma direta e objetiva os principais pontos favoráveis e possíveis dificuldades pertinentes, a partir do banco de dados publicados subseqüentes ao artigo.Colômbia: um mercado emergente para os investidores
Quando começamos estudar a Colômbia, num primeiro momento, remetemos a um passado não tão longínquo da história brasileira, a era “café com leite”. O setor agrário colombiano ainda é fortemente influenciado pelo cultivo do café, evidentemente um produto propulsor da economia quando valorizado internacionalmente. Entretanto, na última década,com dois mandatos seguidos de Álvaro Uribe, eleito presidente em 2002, e com a sucessão em 2010 com Juan Manuel Santos, atual presidente, gerou no âmbito político a continuidade de um projeto iniciado há dez anos, o de promover o desenvolvimento da Colômbia através de políticas monetárias consistentes e atrair investidores de iniciativa privada para diversos setores da economia, principalmente o...
tracking img