UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Faculdade de Direito

COMENTÁRIOS AO CONTO “PAI CONTRA MÃE”,
DE MACHADO DE ASSIS

Gladston Bethônico Bernardes Rocha Macedo

Belo Horizonte
2010
Gladston Bethônico Bernardes Rocha Macedo

COMENTÁRIOS AO CONTO “PAI CONTRA MÃE”,
DE MACHADO DE ASSIS

Trabalho apresentado à disciplina de Teoria Geral do Direito Privado I da Faculdade de Direito daUniversidade Federal de Minas Gerais.

Professora: Silma Mendes Berti

Belo Horizonte
2010
COMENTÁRIOS AO CONTO “PAI CONTRA MÃE, DE MACHADO DE ASSIS


O conto machadiano servir-nos-á de suporte para algumas reflexões acerca do fenômeno jurídico. Pretende-se, a partir de uma análise jurídico-literária, alcançar a nota distintiva do Direito, implícita em “Pai contra mãe”.
A casualidadedo confronto entre a personagem Cândido e a escrava é algo que impressiona nesse conto. A princípio, temos um pai, desejoso de obter meios pecuniários para suster seu filho e, desta feita, livrá-lo da “roda dos enjeitados”, destino certo ante a penúria de sua família e as pressões de uma tia insensível. Do outro lado, uma escrava fugida e grávida, ciente de que o retorno à casa de seu senhorimplicaria a perda da criança em seu ventre gestada.
Duas vidas aparentemente isoladas, duas pessoas que não se conheciam, semelhantes apenas no amor extremado a seus filhos, mas que, por obra do destino, vivenciam o entrelaçamento de suas sinas. O sucesso e alegria de um tornam-se, fatalmente, o insucesso e a desgraça do outro. Cândido, cujo único ofício era a preação de escravos fugidos,vislumbra naquela negra a última esperança frente à temida “roda dos enjeitados”. A escrava, por seu turno, ao sentir seus braços tocados pelas mãos calejadas daquele homem sofrido, pressente a perda de seu amado bebê e tenta desesperadamente escapar.
Uma rápida e superficial análise gramático-semântica do título do conto é mister em corroborar o argumento desenvolvido nesses comentários. Por que [continua]

Leer Ensayo Completo

Cite este ensayo

APA

(2010, 07). Comentários ao conto "pai contra mãe", de machado de assis. BuenasTareas.com. Recuperado 07, 2010, de http://www.buenastareas.com/ensayos/Coment%C3%A1rios-Ao-Conto-Pai-Contra-M%C3%A3e/482747.html

MLA

"Comentários ao conto "pai contra mãe", de machado de assis" BuenasTareas.com. 07 2010. 2010. 07 2010 <http://www.buenastareas.com/ensayos/Coment%C3%A1rios-Ao-Conto-Pai-Contra-M%C3%A3e/482747.html>.

MLA 7

"Comentários ao conto "pai contra mãe", de machado de assis." BuenasTareas.com. BuenasTareas.com, 07 2010. Web. 07 2010. <http://www.buenastareas.com/ensayos/Coment%C3%A1rios-Ao-Conto-Pai-Contra-M%C3%A3e/482747.html>.

CHICAGO

"Comentários ao conto "pai contra mãe", de machado de assis." BuenasTareas.com. 07, 2010. consultado el 07, 2010. http://www.buenastareas.com/ensayos/Coment%C3%A1rios-Ao-Conto-Pai-Contra-M%C3%A3e/482747.html.