Como estimar custos na atividade de importação

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 29 (7007 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 1 de junio de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
COMO ESTIMAR CUSTOS NA ATIVIDADE DE IMPORTAÇÃO

ANDRÉ ROGÉRIO BERTO Mestrando do Curso de Administração do Programa de Pós-Graduação PPA – da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Maringá (UEM) .

Resumo Este artigo visa apresentar suscintamente os procedimentos necessários à realização de importações, incluindo a base de cálculo dos impostos incidentes sobre essaatividade. Portanto, este trabalho propõe-se a apresentar um esclarecimento sobre cada etapa do processo de importação e a oferecer um guia de orientação para a atividade de importação. A apresentação desses tópicos faz-se necessária para que o adquirente da mercadoria tenha maior clareza na solicitação da compra do produto. O artigo apresenta tópicos a serem considerados desde o momento daidentificação da necessidade do produto até a chegada desde na empresa. Através de uma compilação das informações foi possível definir uma planilha que auxilie as empresas a tomarem a decisão da aceitação ou reprovação da importação do produto. 1) Introdução A falta de orientação sobre atividades de Comércio Internacional, especialmente a atividade de Importação, tem levado muitas empresas aarriscarem-se no processo sem ter claro conhecimento do assunto. Isto muitas vezes, acarreta grandes prejuízos. A atividade de importação precisa ser antecedida de uma etapa de avaliação das necessidades da operação (acesso aos fornecedores, agenciamentos, logística, etc) e de levantamento dos custos envolvidos no processo. As informações que precisam ser analisadas pelo tomador de decisão precisam abrangertodos os custos da atividade. Para tanto, é necessário um planejamento detalhado da operação, para que possa ser tomada a decisão adequada. Contudo, é necessário que as empresas obtenham o máximo de informações antes de ingressarem na atividade de importação, pois conforme dito no parágrafo acima, a conseqüência da falta de informação nessa atividade pode acarretar custos extras que a empresa nãoesta contando no momento em que decide importar, e nesse caso é melhor contar com os serviços de empresas especializadas no assunto até que se obtenha o conhecimento necessário para ingressar particularmente na atividade. Este artigo tem o objetivo principal de apurar as informações de custos necessárias para as decisões associadas à importação. Essa pesquisa buscou focar em informações quesuprissem a necessidade de: 1) orientar as empresas importadoras com relação aos procedimentos necessários a serem tomados durante o contato de cotação, 2) 1

traçar uma linha de procedimentos para que uma empresa possa importar seu produto, e 3) definir uma planilha dinâmica de previsão orçamentária para os custos inerentes à importação.

2) Metodologia da Pesquisa Esse trabalho foi desenvolvidoatravés de pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa documental contemplou a legislação específica à importação, assim como as páginas (sites ou web pages) dos órgãos governamentais que tratam de importação. estudo de rotinas empregadas no processo de importação e coleta de dados dos custos aplicados neste processo. O cenário escolhido como tema de estudo foi o Brasil, devido aosprocedimentos gerais de importação serem definidos em grande parte de Receita Federal com validade para todo o território nacional, Porém a área de delimitação para fins de análise de custos levou em consideração a conveniência para coleta de dados e optou-se pela cidade de Maringá, onde situa-se atualmente a EADI (Estação Aduaneira do Interior) e o Porto da cidade de Paranagua. Em razão de sua condição emtermos de incentivos fiscais, a Zona Franca de Manaus foi excluída desta análise. A pesquisa esteve preocupada em abranger o setor de comercialização de bens de uma forma ampla.

3) Delimitação da Pesquisa A respeito da importação de serviços, devido à grande variedade de serviços que podem ser oferecidos, consideram-se os itens que sejam aplicáveis. Salienta-se que é necessário haver profunda...
tracking img