Como identificar crianças vítimas de abusadores

Páginas: 6 (1293 palabras) Publicado: 23 de noviembre de 2011
Identificar crianças vítimas de abuso sexual não somente papel dos pais ou responsáveis, mas também dos que estão ao redor da vítima, como professores e vizinhos. A mudança de comportamento da criança é um fator eficaz na identificação.

Conforme o conselheiro tutelar Jean Franco, a mudança brusca de comportamento da criança vitimizada é visível, pois quando a criança gosta de rir e falarmuito. De repente, ela passa a ficar quieta e introvertida, tanto na sala de aula quanto em casa. “Os professores devem se atentar para o desempenho das crianças, pois a observação deve começar na escola”, disse.

A classe social baixa é a mais atingida, devido ao alto índice de vulnerabilidade social dos menores pertencentes a esta classe, enfatizando que nas demais classes os casos ocorrem, porémnão são divulgados.

Franco acrescentou que a maioria dos casos não é exposta tendo em vista que as vítimas têm medo de dizer a alguém o que se passou com elas. E o dano emocional e psicológico, a longo prazo, decorrente dessas experiências pode ser pior.

Quando os abusos sexuais ocorrem na família, a criança sente medo da ira do parente abusador, das possibilidades de vingança, assim comoda vergonha dos outros membros da família. Dessa forma, permanece silenciosa por não desejarem prejudicar o abusador ou provocar uma desagregação familiar.

Em casos que o pai ou padrasto é o abusador, aproximadamente 90% das mães não têm coragem de denunciar. “Mesmo esses responsáveis omitindo os fatos, os vizinhos e conhecidos denunciam anonimamente aos órgãos competentes”, comentou oconselheiro tutelar.

PAPEL DO CONSELHO TUTELAR

Os procedimentos realizados pelo Conselho Tutelar de Boa Vista são: encaminhar a criança aos órgãos competentes, como o Serviço de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes (SEV), solicitar a presença de familiares para proteger as vítimas e tomar medidas protetivas. Em última instância, levá-la a uma instituição deacolhimento.

“Mesmo a vítima em um abrigo, que agora é denominado instituição de acolhimento, ela realiza as mesmas atividades que realizava no seu cotidiano, como, por exemplo, frequentar a escola”, esclareceu Franco.

Algumas crianças abusadas sexualmente podem ter dificuldades para estabelecer relações harmônicas com outras pessoas, podem se transformar em adultos que também abusam deoutras crianças, podem se inclinar para a prostituição ou podem ter outros problemas sérios quando adultos.

Mudanças bruscas no comportamento, apetite ou no sono podem ser indícios de que alguma coisa está acontecendo, principalmente se a criança se mostrar curiosamente isolada, muito perturbada quando deixada só ou quando o abusador estiver perto.

PERFIL DO ABUSADOR - Na maioria dos casos deviolência sexual contra criança e adolescentes, os abusadores são pessoas que a criança conhece e que, de alguma forma, podem controlá-la. Em geral, é quem a criança gosta e confia. Dessa forma, acabam convencendo a criança a participar desses tipos de atos por meio de persuasão, recompensas ou ameaças.

AMBIENTE ESCOLAR - A abordagem do tema violência sexual no ambiente escolar é fundamental,pois abre espaço para o diálogo sobre o assunto entre educadores, crianças e comunidade.

É por isso que o Governo Federal, junto com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), criou em 2005 um projeto de capacitação de professores, na identificação de vítimas de violência sexual, tendo como foco o monitoramento e o combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.

O setor funciona nodepartamento de Divisão de Ações de Média Complexidade, na Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). “O objetivo é fazer com que os professores consigam detectar vítimas de abuso dentro da sala de aula”, explicou a chefe da divisão, Socorro Santos.

O projeto conta com profissionais de serviço social, sociologia e um especialista em violência, os quais ministram palestras e oficinas...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • El Abuso Sexual Como Abuso De Poder
  • Como Identificar Un Nicho De Mercado
  • ¿Cómo Se Identifican Y Priorizan Los Problemas
  • Como Identificar Problemas En Su Pc
  • Como identificar ideas principales
  • CÓMO IDENTIFICAR FUNCIONES CUADRÁTICAS
  • Como identificar la competencia de la empresa
  • Como Cobrar E Identificar Los Chekes

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS