Compostagem

Páginas: 10 (2444 palabras) Publicado: 10 de junio de 2012
COMPOSTAGEM DOMÉSTICA GUIA PRÁTICO

O que é a compostagem?
A compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica. Consiste na decomposição dos resíduos domésticos por acção de microrganismos que na presença de oxigénio (processo aeróbio), originam uma substância designada composto.

O composto que se obtém no fim do processo poderá ser utilizado como adubo, uma vez que melhorasubstancialmente a estrutura do solo. O composto possui fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar os organismos patogénicos que perturbam o solo e as plantas.

A compostagem doméstica é um processo que não requer conhecimentos técnicos, é simples, é economicamente e ecologicamente sustentável, uma vez que implica a redução dos resíduos domésticos a enviar para o aterrosanitário, através da sua transformação num composto fertilizante que pode ser usado como nutriente e correctivo do solo nos jardins, hortas e quintais, bem como, em vasos e floreiras, não estando este processo confinado a todas as pessoas que têm a sua vida compartimentada em espaços urbanos, com o jardim reduzido a uns vasos e a umas floreiras na varanda ou mesmo em casa.

Escolha do compostorExistem vários tipos de compostores. Contudo para fazer compostagem doméstica não necessita, obrigatoriamente, de um compostor. Apenas será necessário que tenha um quintal onde possa amontoar o material a compostar, dando-lhe a forma de uma pilha/pirâmide, com aproximadamente 2 m de diâmetro na base e pelo menos 1 m de altura. Pilhas com dimensões mais reduzidas não aquecem o suficiente para que oprocesso de decomposição ocorra de forma adequada.

Uma outra forma de decompor os materiais orgânicos sem usar um compostor consiste em abrir um buraco na terra com cerca de 60 cm de diâmetro e 35 cm de profundidade e aí colocar os resíduos orgânicos, cobrindo-os de seguida com uma camada de terra ou folhas secas.

Todavia, num ambiente urbano em que o espaço disponível para a compostagem podeser reduzido, um compostor apresenta vantagens estéticas e práticas, além de ajudar a reter o calor. Se optar pelo uso de um compostor, pode construí-lo com poucos materiais a um preço bastante acessível, ou então adquiri-lo comercialmente.

Exemplos de compostores a construir em casa:

Compostor Duplo: No interior de um caixote de lixo colocar dois tijolos e um outro caixote pequeno por cimados tijolos. O segundo caixote deve estar perfurado por baixo e nos lados.

Figura 1. Compostor Duplo (Fonte: Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa)

Compostor de Madeira: Um recipiente tipo caixa de fruta com tampa e com as dimensões 1m x 1m x 1m em cada cuba. Para facilitar o manuseamento, as tábuas da frente podem ser amovíveis, para isso basta fazer um encaixecom ranhura. Os lados podem ser de rede.

Figura 2. Compostor de Madeira (Fonte: Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa)

Uma alternativa aos compostores que se podem construir em casa, é a aquisição de um compostor numa superfície comercial. Ao fazê-lo deverá ter em atenção a capacidade adequada à sua produção de resíduos, a durabilidade, a garantia e o custo. Figura 3. Compostor comercial (Fonte: Projecto de Compostagem no Seixal – O seu Guia de Compostagem, 2003)

Material necessário à compostagem
Resíduos orgânicos; Água; Compostor (ter em conta a escolha do compostor); Tesoura de podar (para diminuir a dimensão dos resíduos a compostar); Forqueta de arejamento ou ancinho (para remexer o material de compostagem); Termómetro; Regador; Terra oucomposto acelerador (terra para plantas).

Resíduos que podem ser compostados

Todos os materiais orgânicos contêm uma mistura de carbono (C) e azoto (N), conhecida como razão C:N. Os resíduos orgânicos que podem ser compostados classificam-se em castanhos e verdes; os resíduos castanhos contêm maior proporção de carbono (C), sendo geralmente secos e os resíduos verdes têm maior proporção de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS