Conflitos armados

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 7 (1641 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 13 de septiembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL

Departamento de Sociologia

Sociologia do Desenvolvimento e Sustentabilidade

Conflitos Armados

Docente: Professora Iva PiresProfessora Ana Cristina Carvalho

Discente: Hugo Dores nº 22438

Índice

Introdução

Escolhi este tema para a realização do trabalho da cadeira de Sociologia do Desenvolvimento e Sustentabilidade porque considero que seja um tema com bastante importância nos dias de hoje. Pretendo com este trabalho, fazer uma pequenaintrodução aos conflitos armados abordando temas como a política, económicos e sociais.
Seguidamente centrar-me-ei, no ponto essencial do meu trabalho, onde vou explicar de que forma os conflitos armados se assumem uma barreira para o ambiente, na qual existe muitas questões em volta das causas e consequências ambientais provocadas pelos conflitos. No que diz respeito às causas, podemosfalar de questões sobre o direito de propriedade sobre os recursos naturais, a economia politica dos conflitos ou as interconexões entre o desenvolvimento, degradação ambiental e conflitos. Todas a reflexões que fiz em volta desta temática vão cair em categorias de causas e consequências ambientais dos conflitos.
De modo a ilustrar melhor estes acontecimentos, e dada a abrangência do tema vou focarcomo exemplo o conflito na Palestina sobre água, os seus aspectos fulcrais, as causas e os seus factores determinantes.
Desta forma reuni a informação necessária, recorri à pesquisa na Internet, em sites que referimos na nossa bibliografia e bibliografia indicada pela professora.

Conflitos Armados

  Na actualidade, mais de 1.300 milhões de pessoas em todo o mundo vivem em condições defome e pobreza endémica devido aos conflitos, enquanto o bem estar e a riqueza de uma minoria continua a crescer. As dinâmicas dos conflitos internos são muito complexas e merecem uma análise muito detalhada. A maioria dos conflitos provêm das mesmas causas, a divisão injusta da riqueza, regimes autoritários que mantém os privilégios económicos de uma minoria excluindo a maioria, discriminaçãoétnica, repressão política e violação dos direitos humanos.
A isto tudo, junta-se também luta pelo território, que deixou de ser uma causa habitual nos conflitos actuais, mas que no passado contribuiu para a criação de alguns conflitos que chegaram ao dias de hoje. Nos anos 90, quase metade dos países menos desenvolvidos esteve imerso num conflito armado. Existe um vínculo directo entre a pobrezae a guerra. Quando os recursos estratégicos como a água ou a terra apta para a agricultura são escassos, a luta por direito a certos recursos podem derivar em conflitos armados.
Por sua vez, a guerra só cria mais pobreza. Os governos atribuem recursos públicos à compra de armamento em detrimento de gastos sociais cruciais para o desenvolvimento como a saúde e a educação.
Contudo,no seguimento do meu trabalho vou dar mais ênfase ao impacto dos conflitos armados no ambiente e dou como exemplo o conflito entre a Palestina e Israel devido à água.

O impacto dos Conflitos Armados no Ambiente

Os conflitos armados têm na sua origem múltiplos factores, sendo eles económicos, sociais culturais e políticos. Para lá destas questões, reconhece-se cada vez mais a importância dosfactores ambientais, entendidos de forma ampla como processos de degradação do capital natural, tanto nas consequências como nas causas dos conflitos armados. Desde o começo dos anos setenta, tornou-se visível a deterioração do meio ambiente, e criou nos homens uma percepção da gravidade dos estragos causados natureza. A importância vital que tem para a humanidade proteger o ambiente, assim...
tracking img