Conflitos armadosno mundo

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 21 (5212 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
A TENDÊNCIA DOS CONFLITOS ARMADOS


Os conflitos armados sempre existiram na história da humanidade: nos primórdios, entre tribos; com o passar do tempo, entre Estados, porém há também enfrentamentos bélicos entre grupos rivais no interior de um país, ou seja, guerra civil.
No transcorrer das duas guerras mundiais do século XX a humanidade perdeu mais de 70 milhões de vidas: a partir de1945 até a queda da União Soviética, os 40 anos de Guerra Fria, morreram no planeta cerca de 17 milhões de pessoas em conflitos armados e de 1990 até 2003 as guerras levaram mais de 3 milhões de vidas (Marshall: 2003). No total os conflitos armados do século XX provocaram cerca de 90 milhões de vítimas fatais.

Logo que terminou a Guerra Fria houve um aumento dos conflitos armados: em 1990ocorreram 56 guerras. De lá para cá houve uma redução, entretanto, em 2007, ainda havia 34 guerras em andamento, a maioria ocorrendo em países pobres da Ásia e da África.

Nesta análise definimos conflitos como o choque de interesses, ou posições diferentes, sobre valores nacionais, que venha a ter alguma duração e magnitude significativa entre ao menos duas partes (grupos organizados, Estados,grupos de Estados, organizações) que estejam determinadas a perseguir estes interesses e o farão. Também podemos definir guerra usando o Direito Internacional Humanitário: guerra é toda luta armada entre dois ou mais Estados.


 Estes conflitos estão tipificados dentro das seguintes categorias:

• Territorial
• Secessão
• Autonomia
• Ideológico/sistêmico
• Poder nacional
• Predomíniodo poder regional
• Poder internacional.
• Recursos.


Nem sempre é possível fazer uma classificação clara dos conflitos armados. Muitas vezes, uma guerra tem características múltiplas: pode envolver grupos étnicos diferentes (de um ou mais países), dois ou mais Estados beligerantes ou forças de ocupação estrangeira e grupos guerrilheiros, que, por sua vez, podem usar métodosterroristas.
O terrorismo tem gerado grande preocupação em governos e cidadãos de diversos países, principalmente nos desenvolvidos que sofreram com ataques, sobretudo após 11 de setembro de 2001.
A intensidade dos conflitos varia desde os não violentos até os violentos. Dentre os não violentos estão os conflitos latentes e os conflitos manifestos. Dentre os violentos estão as crises, as crisesseveras e as guerras.


TERRORISMO E GUERRILHA

De acordo com o dicionário de política, terrorismo é a “prática política de quem recorre sistematicamente à violência contra pessoas ou as coisas provocando terror”. Quando uma organização qualquer faz algum atentado terrorista, seja instalando uma bomba em algum local ou utilizando um homem-bomba num ataque suicida, está querendo intimidar,disseminar o medo em uma comunidade ou país pra atingir algum fim, que pode ser uma difusão de uma ideologia, a autonomia político-territorial, auto-afirmação étnica ou religiosa etc.
Com o desenvolvimento da ciência e tecnologia no século XX, as ações terroristas passaram a ter um maior alcance e poder, através de conexões globais sofisticadas, uso de tecnologia bélica de alto poder destrutivo,redes de comunicação (internet) etc.
No início do século XXI, principalmente após os ataques terroristas aos EUA, no ano de 2001, estudiosos classificaram o terrorismo em quatro formas:
• o terrorismo revolucionário, que surgiu no século XX e seus praticantes ficaram conhecidos como guerrilheiros urbanos marxistas (maoístas, castristas, trotskistas e leninistas).
• O terrorismo nacionalista,que foi fundado por grupos que desejavam formar um novo Estado-nação dentro de um Estado já existente (separação territorial).
• O terrorismo de Estado é praticado pelos Estados nacionais e seus atos integram duas ações. A primeira seria o terrorismo praticado contra a sua própria população. Foram exemplos dessa forma de terrorismo: os Estados totalitários Fascistas e Nazistas, a ditadura...
tracking img