Conflitos Nas Organizações

Páginas: 17 (4200 palabras) Publicado: 6 de mayo de 2012
CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕES
Eric Benedetti[1]
Marcos Rogério Maioli[2]


RESUMO


Este trabalho visa apresentar uma visão dos conflitos organizacionais desde diferentes pontos de vista. Na primeira parte, se estuda o que é uma organização, como é estruturada e sua relação com os conflitos.
Depois será definido o que é um conflito identificando suas etapas, os tipos, as condições quefavorecem sua geração, efeitos, concluindo com as técnicas para administrar positivamente os mesmos.

Palavras-chave: Conflitos, Tipos de Conflitos, Efeitos dos conflitos, Administração de Conflitos.


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade ressaltar a criticidade de gerenciar os conflitos como um agente de mudanças para uma organização através de conhecimentos disponibilizados para suagestão e solução. Assim, pretende-se apresentar conceitos teóricos e ferramentas que ajudarão no processo de detecção, análises e administração dos mesmos.
O principal motivo de se embarcar no estudo dos conflitos está baseado no fato de que são considerados como parte da natureza humana, portanto, sempre existirão na interação dos indivíduos.
A metodologia utilizada será"Pesquisa Bibliográfica", pois é desenvolvida a partir de material já existente, tais como: livros, dicionários e impressos diversos. Além da busca por informações em sites da internet.

DESENVOLVIMENTO

Definição de Organização

Para compreender melhor os conflitos primeiro vamos definir o que é uma organização.
Conceito Clássico: podemos definir qualquer organização como um conjunto deduas ou mais pessoas que realizam tarefas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado através da afetação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planejar, organizar, liderar e controlar.
Segundo Montana (2003, p. 170) organizar é o processo de reunir recursosfísicos e humanos essenciais à consecução dos objetivos de uma empresa.
Segundo Maximiano (1992) uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa.
Os conceitos apresentados de organização, assim os fornecidos por umavasta e diversificada gama de autores, apontam a definir as organizações sociais com base em alguns elementos: [90]
Atuação coordenada: para que exista uma organização, não basta que um conjunto de pessoas atue com vista a atingir um objetivo comum; é necessário também que essas pessoas se organizem, ou seja, que desenvolvam as suas atividades de forma coordenada e controlada para atingirdeterminados resultados. [90]
Recursos: representam todos os meios colocados à disposição da organização e necessários para a realização das suas atividades/tarefas. Nestes recursos incluem-se os recursos humanos, os recursos materiais, os recursos tecnológicos, os recursos financeiros, a imagem de mercado e credibilidade perante o exterior. [90]
Afetação eficaz: os recursos organizacionais descritos noponto anterior são, por definição, escassos, daí que a sua alocação deva ser organizada eficazmente de tal forma que a probabilidade de atingir os objetivos pré-definidos seja a maior possível. É daqui que surge a principal justificação para a necessidade da gestão nas organizações. [90]
Objetivos: Representam as metas ou resultados organizacionais pretendidos e a obter no futuro ou, por outraspalavras, o propósito que justifica toda a atividade desenvolvida ou mesmo a própria existência da organização. Naturalmente, todas as organizações devem determinar não apenas os seus objetivos, mas também definir as medidas e formas de atuação e de alocação de recursos que se pensam mais adequadas para atingi-los. [90]
Contexto: Representa toda o ambiente externo da organização que, de forma...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Ética nas organizações
  • Conflito Nas Empresas
  • Resumo do código de ética do administrador: a ética nas organizações
  • organizacoas
  • Comunicação Nas Organizações: Da Burocracia Ás Organizações Flexíveis
  • Conflitos
  • CONFLITO
  • conflito

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS