Cooperação internacional

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 14 (3395 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 18 de noviembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
As universidades e a cooperação internacional

A internacionalização de uma universidade é hoje um passo importante na qualidade das instituições de ensino superior. A organização de atividades que envolvam a cooperação internacional entre universidades constitui um desafio fundamental para o aperfeiçoamento da capacitação universitária. O tema suscita mais atenção quando se observa que a trocade experiências e de conhecimento poderá ter impacto na produção científica das instituições. A internacionalização da universidade pode gerar bons frutos que vão além da sua versão mais tradicional de cooperação universitária, que é a mobilidade acadêmica, e abre espaço para ser explorada em outras facetas.

A universidade é um recurso nacional estratégico no que concerne à cooperaçãointernacional e o desenvolvimento do país. Ela reúne por excelência as atividades de ensino, pesquisa e treinamento em uma única instituição, e isto atribui às universidades uma exclusividade em razão de seu imenso potencial na circulação do conhecimento e da produção científica. Tendo em vista esta potencialidade das universidades, quando comparadas a outros agentes da cooperação internacional, elaspodem se converter em atores de porte único devido à possibilidade de assumirem simultaneamente a posição de receptoras de conhecimento científico através de parcerias em projetos com outras universidades no exterior; e, posteriormente, como agentes de impacto na transferência desta aquisição de conhecimento para outros parceiros na sociedade, como os setores privados nacionais. Este último potencialseria explorado por meio da aproximação entre a universidade e o setor privado, permitindo que estas também atendam as demandas reais destes setores, não só por mão de obra mais especializada, mas também por produção científica. Este é um processo que traria impacto inclusive, em longo prazo, pois a aquisição de novas tecnologias e a aprendizagem de seu uso fomenta o desenvolvimento da pesquisacientífica e inovação no interior da universidade, o que pode ser adequado as realidades domésticas trazendo inovação. Este processo pode impulsionar a qualidade profissional e o empreendedorismo no país. O resultante deste quadro é que a cooperação internacional entre universidades pode influenciar no acesso da tecnologia e até do sistema de produção (Shwartzman, 2010).

A universidade pode atuarcomo uma profícua plataforma de circulação de conhecimento, duplamente na recepção e na transferência de conhecimento e a cooperação internacional pode ser um meio de realização deste objetivo.

Uma consideração especial teria este processo na possibilidade de transferência de conhecimento entre países que possuem problemas semelhantes ou interdependentes. O ambiente globalizado permitiu apercepção destes problemas e a cooperação internacional uma possibilidade de solução deles. Neste sentido, as universidades podem estabelecer parecerias frutíferas em pesquisas relacionadas a problemáticas globais como ocorre aos estudos sobre mudanças climáticas, informática, biomedicina, desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, estudos para paz e outras áreas de interesses compartilhados(Schwartzman, 2010).

Os rankings mundiais de universidades mais conhecidos são o Times Higher Education World University Ranking e o Academic Ranking of World University[1], neles a internacionalização das universidades é um indicador que reúne avaliações de especialistas e uma combinação de dados. As avaliações apreciam a capacidade de a universidade atrair professores, pesquisadores eestudantes estrangeiros, principalmente os melhores do mercado global. É notável a importância dada aos recursos humanos em uma perspectiva de atração de talentos, o que pode gerar resultados futuros. Uma relação entre o volume de pesquisas desenvolvidas na instituição e número de citações que a universidade obteve através das publicações dos seus pesquisadores no mundo, ou seja, o grau de influência da...
tracking img