Cultura Nas Aulas De Língua Espanhola

Páginas: 6 (1296 palabras) Publicado: 21 de agosto de 2011
Relação Língua-Cultura: Como os livros de E/ LE para alunos brasileiros abordam seu ensino

Resumo
Este trabalho faz uma análise de como os livros de E/ LE abordam o ensino de língua e cultura, além de averiguar se são úteis para mostrar aos alunos brasileiros as diferenças e semelhanças entre a cultura estrangeira e a sua própria, procura verificar também se a seqüência, a variedade e adistribuição das atividades proporcionam a estes alunos uma aproximação à língua e à realidade hispânicas.

Introdução.
Miquel (1992) define Cultura como sendo um conjunto de tradições, estilos de vida e de modos repetitivos de pensar, sentir e atuar. Propõe ainda a distinção entre: “cultura a secas”( “com minúsculas” ou “essencial” ), “cultura legitimada” ( ou “com maiúsculas”) e “kultura com K”.“cultura a secas” : mais relacionada com a língua, já que nela está todo o conhecimento necessário para fazer um uso efetivo da linguagem e para interpretar símbolos, crenças e presuposições. Este tipo de conhecimento possibilitará que o estudante de E/LE atue de forma adequada entre os nativos dessa língua.
“cultura legitimada” : afetada por modas e pelo tempo; é mais minoritária que a culturaessencial. Antes era denominada nos materiais didáticos de E/LE como “cultura e civilização hispânicas”. Há de vir determinada em função das necessidades, formação e interesse dos alunos, é importante pois de alguma forma faz parte da cultura essencial.
“kultura com K” : são os dialetos culturais, a linguagem que um determinado grupo utiliza para comunicar-se.
Um professor de Língua Espanhola nãopoderá simplesmente ignorar estes aspectos. Por isso se torna necessário que ao ensiná-la, apresente aos alunos os diversos fenômenos que estão inseridos na cultura hispânica, pois esta língua não é única, portanto a sua cultura tão pouco o será.
Assim, se pretende neste trabalho analisar livros didáticos de E/LE sob o ponto de vista de como abordam o ensino da cultura hispânica. Por outra parte,se tenta averiguar se são úteis para mostrar aos estudantes brasileiros as diferenças e semelhanças entre a cultura hispânica e a sua própria cultura, além de verificar se fatores como: seqüência, variedade e distribuição de atividades proporcionam uma aproximação dos alunos à língua e à realidade hispânicas.

Fundamentação teórica

Costuma-se pensar que Língua e Cultura são realidadesindissociáveis. Mas para Miquel e Sans (1992) nas aulas de espanhol há dois momentos distintos : momentos nos quais se ensina “língua” ( vista como um conjunto de regras gramaticais) e outros, “cultura” ( arte e literatura, mais especialmente literatura).
Porém o ensino de uma língua exige também a aprendizagem de uma série de práticas e de valores culturais.
Caso essas práticas e valores culturaisnão sejam considerados componentes fundamentais nesse processo, os estudantes não desenvolverão adequadamente em uma língua estrangeira as habilidades e conhecimentos usados na comunicação.
Assim, ao ensinar uma língua estrangeira, os professores deveriam compreender que é necessário ensinar também as convenções sociais, os ritos, os hábitos, costumes, etc dos povos que falam esta língua.
Emoutras palavras, isto quer dizer que se faz necessário relacionar em sala de aula língua e cultura, para que desta forma o aluno possa desenvolver satisfatoriamente a sua competência comunicativa.
Esta competência é formada pelas seguintes subcompetências: lingüística, discursiva. estratégica e pela subcompetência sociolingüística.
Esta última competência diz respeito ao contexto em que acomunicação é produzida e portanto considera os participantes, o tipo de relação entre eles, a intenção comunicativa dessa interação, bem como o conhecimento que dividem.

O primeiro passo para refletir sobre a aprendizagem das práticas e valores culturais é entender como se manifesta a cultura.
Segundo Bürmann (2008), a cultura se manifesta nos símbolos, nas crenças, nos modos de classificação,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • AV. de Lingua espanhola
  • Projeto De Extensão "Expressões Culturais Em Língua Espanhola"
  • Cultura Nasa Páez
  • La cultura en la comunidad, la escuela y el aula.
  • CULTURA PARA LINGUA LATINA PER SE ILLUSTRATA
  • Lingua Espanhola Fon Tica Y Fonologia
  • Cultura Nasa
  • ESTRUCTURA PROYECTO DE AULA SOCIEDAD Y CULTURA

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS