Cultura Política

Páginas: 17 (4236 palabras) Publicado: 2 de abril de 2012
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
INSTITUTO DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA
DISCIPLINA DE CULTURA POLÍTICA
PROFESSOR HÉMERSON LUIZ PASE




CULTURA POLÍTICA: PRECARIEDADE E CONTINGÊNCIA
Roberto Vieira Júnior[1]

1.INTRODUÇÃO:
Buscar compreender e explicar as relações políticas, suas implicações econsequências na vida dos indivíduos e grupos sociais, simplificadamente, é este o principal objetivo da ciência política. Nesta busca por obter respostas para as questões que são propostas em grande número e em vários níveis - não somente na vida cotidiana mas também nos bancos da academia – constroem-se hipóteses tendo por base múltiplas propostas teóricas que muitas vezes recusam-se dialogar e buscar a jáfamosa interdisciplinariedade. Muros entre os saberes são construídos na academia, da mesma forma em que uma espécie de disputa constitui-se entre as teorias e seus defensores, em detrimento do aproveitamento da oportunidade contemporânea da complementariedade possível os saberes. A oportunidade de lançar mão de uma espécie de intercâmbio teórico apresenta-se cotidianamente nos bancos acadêmicose, pretende-se, terá sua possibilidade demonstrada com êxito neste artigo. Neste sentido, busca-se aproximar a cultura política da teoria política de viés pós-estruturalista, mais especificamente a teoria do discurso, objetivando-se uma melhor interpretação da orientação política dos indivíduos e dos grupos sociais dos quais fazem parte.
Assim, este trabalho pretende analisar os três principaisconceitos desenvolvidos por Gabriel A. Almond e Sidney Verba (1963) no livro “The Civic Culture: Political Attitudes and Democracy in Five Nations”, classificação esta referente aos principais tipos de cultura, seguindo a relação de orientação dos indivíduos sobre os objetos políticos, porém – em um intento talvez demasiado audaz – lançando mão de elementos teóricos oriundos do pensamentopós-estruturalista, tais como os conceitos de contingência e precariedade, e da ideia de desconstrução em busca de uma nova mirada sobre o tema cultura cívica. Para tanto, este trabalho introduzirá, de maneira breve, elementos básicos do conceito “cultura política” e duas possíveis interpretações do sentido da expressão. Em um segundo momento o alvo será a construção teórica das três característicascomportamentais desenvolvidas por Almond e Verba. Em uma terceira parte, serão introduzidos os sentidos e os conceitos de contingência e precariedade, partindo das obras de Ernesto Laclau. Por fim, em uma tentativa de utilizar os conceitos e noções apresentadas, pretende-se realizar uma análise dos três conceitos da “cultura cívica” de Almond e Verba utilizando-se da ótica pós-estruturalista,novamente lançando mão da noção de desconstrução como método.

2.CULTURA POLÍTICA:
A Cultura Política consiste em orientações especificamente políticas, posições sobre o sistema político e seus diferentes elementos e atitudes relacionadas às funções dentro desse sistema. Ou seja, a cultura política é formada por um fenômeno coletivo que geralmente se refere a crenças e valores fundamentais queprevalecem entre os membros de uma sociedade minimamente organizada. Pode-se afirmar também que se trata de um repositório acumulado de símbolos, crenças, valores, atitudes, normas e demais produtos culturais que acabam por moldar e pautar a vida política em uma determinada sociedade. Enquanto que para Almond e Verba (1963) “A cultura política de uma nação consiste na distribuição das pautas deorientação sobre objetos políticos entre os membros desta nação”, deve-se ter em mente o caráter de incompletude desta cultura, já que permanece sempre sendo construída ainda que influenciada fortemente pelos fatos e visões pretéritas. Ocorre então que a cultura política, tanto pode ser vista como um fator positivo, no sentido de poder fornecer para um dado coletivo de pessoas organizadas um sentido...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Cultura Politica
  • Cultura politica
  • Cultura Política
  • Cultura Politica
  • cultura politica
  • Cultura Politica
  • Cultura Politica
  • Cultura Política

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS