Curiosidades

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 9 (2166 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 2 de junio de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Capitulo XII

A estrutura do poder barroco

1- Dissolução Medieval

A cidade não morreu num exato momento como ocorre com organismos biológicos, ela ainda era ativa nos três séculos após seu “fim” ( considerando século XVI como fim). Na verdade, algumas instituições medievais se renovaram no século XVI, adquirindo vida nova. No que diz respeito ao estilo arquitetôniconão ouve rompimento real entre a construção gótica e a construção neogótica. No século XVIII, o construtor inglês introduziu um estilo antigo e novo. Essa mistura é visível em toda parte na Europa.
Boa parte das construções, praticamente todas as renascentistas, tiveram um lugar em ruas medievais. A Abadia de Telema, de Rabelais, com sua mistura do velho mosteiro com a nova casa de campoaristocrática tinha o seu correspondente na cidade. As leis medievais do mercado continuam em vigor no mundo novo durante todo o século XVIII.

2- O novo complexo urbano

Entre os séc XV e XVIII, tanto a forma como o conteúdo foram radicalmente alterados. O novo padrão de vida urbana brotava de uma nova economia, a do capitalismo mercantilista. Até o séc XVII, todas essas mudanças eram confusas erestringiam-se a uma minoria; no séc XVII o foco tornou-se mais nítido. Nesse momento a ordem medieval começou a se desfazer, e desde então a religião, a política e o comércio seguiram caminhos separados.
Para entender a cidade medieval é necessário uma interpretação ainda na renascença. Na realidade, a verdadeira renascença da cultura europeia, a época da edificação das cidades e do grandetriunfo intelectual começou no séc XII. Entre essa revivência e a do séc XV, ocorreu um grande desastre natural: a Peste Negra do séc XIV, que destruiu metade da população. No séc XVI, aquelas perdas já haviam sido reparadas mas a solução resultante da peste foi acentuada por uma redução da vitalidade comunal.
Com a desorganização social que se seguiu, o poder foi parar nas mãos daqueles quecontrolavam os exércitos. Dentro de uns poucos séc, todas as instituições medievais mais antigas mostravam sinais de profunda desmoralização. Essa mudança foi documentada com exemplos em “A decadência da Idade Média”, de Huizinza. No séc XV, deu-se inicio a jogatina organizada, na Alemanha. As mesmas tendências surgiram também na igreja. A crença na feitiçaria, proscrita por São Bonifácio no sécVIII, ganhou sanção final da igreja em 1484, mas foi no séc XVII, com o aparecimento de métodos exatos das ciências físicas que a perseguição por feiticeiros ganhou popularidade.
Mas o próprio choque causado pela Peste Negra produziu uma reação totalmente diferente, causou uma tremenda concentração de energias em tudo aquilo que a audácia humana podia tomar e dominar. Da noite para o dia, seisdos sete pecados mortais tornaram-se virtudes cardeias e o pior de todos os pecados, o orgulho, tornou-se símbolo dos novos líderes da sociedade, tanto nos escritórios como nos campos de batalha.
Da universalidade medieval à uniformidade barroca, do localismo medieval ao centralismo barroco, - passaram cinco séc entre as velhas e as novas constelações. O desenterramento e a avaliação dosmonumentos clássicos, a descoberta de Platão e de Vitrúvio, o culto das Cinco Ordens, na arquitetura, o deleite sensual por ornamentos antigos e por estátuas recentemente desenterradas. A tendência fundamental dessa nova ordem só veio a se tornar inteiramente visível no séc XVII, então, todos os aspectos da vida afastaram-se do pólo medieval e se reuniram sob um novo signo do príncipe.
No séc XVII,as instruções de precursores como Alberti foram finalmente realizadas no estilo barroco de vida, no planejamento barroco, no jardim barroco e na cidade barroca. Até bem a metade do séc XIX, novos bairros urbanos estavam sendo planejados para a classe média, com difusa elegância, segundo o aristocrático barroco.

3 – Amplidão e clarificação

Antes que a organização barroca tivesse...
tracking img