Dependência Química E Outras Doenças Mentais - Esquizofrenia

Páginas: 3 (575 palabras) Publicado: 5 de noviembre de 2012
DEPENDÊNCIA QUÍMICA E OUTRAS DOENÇAS MENTAIS - ESQUIZOFRENIA

Os usuários de drogas são vulneráveis a doenças mentais ou algumas doenças mentais é que levam às drogas?
Uma das perguntas maiscomuns sobre dependência química é saber, afinal, se os usuários de drogas são mais vulneráveis às doenças mentais ou se algumas doenças mentais é que levam ao consumo da droga? Excluindo-se o próprio fatoda dependência, que já é uma doença, a pergunta que se faz é saber se a pessoa que continua usando drogas apesar de saber todo mal que ela causou e causa em sua vida é normal psiquiatricamente.Conforme afirma o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Norte-americana de Psiquiatria) o Transtorno por Uso de Substâncias, que engloba o abuso e a dependência asubstâncias, encontra-se frequentemente associado a outras patologias psiquiátricas. Assim diante de um paciente com uso problemático de drogas, seja dependência ou uso abusivo, devemos sempreinvestigar a existência de outra doença emocional; ou por baixo da dependência ou como consequência.
É provável até que a existência de outros transtornos emocionais comórbidos à dependência dificulte aadesão do paciente ao tratamento, proporcione resultados piores em termos de frequência e quantidade da droga consumida, bem como do funcionamento psicossocial. É isso mesmo. Nem sempre é a droga em si aresponsável exclusiva pela apatia ocupacional do dependente, pelos fracassos sociais e familiares. Muitas vezes sua própria personalidade se mostra algo inviável para a condução da vida.
Uma dashipóteses que tentam justificar a associação entre dependência química e transtornos emocionais seria uma espécie de vulnerabilidade da pessoa para a doença mental. Neste caso a droga apenas desencadearia eagravaria os sintomas mentais dormentes.
A outra hipótese supõe uma causa (biológica?) comum que predisporia o sujeito ao uso de drogas e à doença mental simultaneamente. Um quarto e último...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Os outros
  • Factores Que Condicionan Las Dependencias Quimicas Y No Quimicas
  • Os outros feirantes
  • Dependencias
  • DEPENDENCIA
  • Dependencia
  • Doença celíaca
  • Dependencias Del Estado

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS