Desequilíbrio logístico

Páginas: 3 (523 palabras) Publicado: 2 de mayo de 2010
Desequilíbrio Logístico
Elaine Aparecida da Silva (elaine@ufpi.edu.br)
José Machado Moita Neto (jmoita@ufpi.edu.br)

Outro dia, numa roda de amigos, começamos a comparar oscelulares; cada um mostrando as vantagens do seu. Antes que eu percebesse, elegeram o meu como o mais obsoleto. Diante da chacota, decidi trocá-lo. Mas, logo, fiz duas indagações: o que fazer com o meucelular? Afinal, ninguém iria querê-lo, nem câmera tinha! E quem seria o responsável pelo descarte final dele?

Recorri ao “google” e encontrei que, somente celulares e suas bateriasagressivas ao meio ambiente, são hoje 150 milhões nas mãos dos brasileiros e mais 80 milhões entram no mercado a cada ano. Destes, 98% são despejados na natureza. Os aparelhos contêm metais, plásticos,vidros e outros constituintes químicos, muitos dos quais podem ser perigosos caso terminem em aterros sanitários. Nessa busca, encontrei, também, que o fabricante é o responsável pelo destino final doproduto. Foi aí, então, que me deparei com o conceito de Logística Inversa.

A Logística é uma etapa essencial de um processo produtivo, porque se preocupa com o percurso do produto até oconsumidor final. Logo, se o fabricante tem a obrigação legal pelo destino final do produto, então é necessário pensar como este fará o caminho de volta (do consumidor ao fabricante), ou seja, como fazer aLogística Inversa do produto.

A Logística Inversa é a responsável pelo retorno de produtos aos fabricantes para que eles possam reaproveitar os componentes desse produto ou, pelo menos, dar umdestino ambientalmente correto a eles. A necessidade da Logística Inversa tem se acentuado, nos últimos anos, em todo o mundo. Isso, em função da quantidade e variedade de produtos com ciclos de vidacada vez mais curtos, que se amontoam em locais, na maioria das vezes, inadequados para a sua recepção.

A Nokia foi a primeira fabricante de celular a utilizar a Logística Inversa. Segundo os...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • desequilibrio
  • Desequilibrio
  • Desequilibrio ecologico
  • desequilibrio hidroelectrolitico
  • Desequilibrio Social
  • DESEQUILIBRIO HIDROELECTROLITICO
  • Desequilibrio Ecológico
  • Desequilibrio Ecológico

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS