Determinação de etanol da cerveja

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 8 (1921 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 7 de mayo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
1 – Introdução
Atualmente, com o crescimento da indústria de bebidas alcoólicas no mundo, surgiu a necessidade de se empregarem métodos precisos e rápidos na análise do teor de álcool contido em seus produtos. Esta determinação é chave para uma série de parâmetros que afetam a produção e a caracterização de cada mistura hidroalcoólica desenvolvida.
Grande parte destes métodos empregava odicromato de potássio e o ácido sulfúrico para oxidar o álcool etílico a acido acético e, então, determinava-se a quantia de dicromato em excesso por titulação. Posteriormente percebeu-se a possibilidade de aproveitar a mudança de coloração da solução de dicromato de potássio (amarelo-avermelhado) quando reduzida até o íon Cr3+ (verde). A partir de então as pesquisas foram voltadas ao desenvolvimentode métodos espectrofotométricos para a determinação de teores alcoólicos em misturas hidroalcoólicas e, posteriormente em meios fermentados (Salik & Povk, 1993).
O etanol é um importante produto do processo de fermentação alcoólica de açucares como, por exemplo, da glicose, que é feita pelo microorganismo Saccharomyces Cerevisiae. Por tratar-se de um processo biológico, faz-se necessário oacompanhamento dos produtos desta reação, para chegar ao ponto desejado, desta forma, a espectrofotometria é uma forma eficiente e prática de realizar este acompanhamento.
2 – Objetivo
Esta prática tem por objetivo a construção de uma curva padrão para a determinação do ⁰GL (Teor de Álcool), e posteriormente a determinação do mesmo em uma amostra de cerveja.
3 – Revisão BibliográficaConsiderando-se a diversidade e complexidade da matéria-prima, o processo de produção, as operações unitárias envolvidas, a composição e volatilidade dos compostos principais e secundários e, principalmente, o baixo nível de controle de todas estas variáveis, tem-se uma grande variação na composição e na qualidade da cachaça. Torna-se difícil, desta maneira, afirmar que aguardentes produzidas em bateladasdiferentes apresentem a mesma qualidade. Algumas variações são admissíveis, em pequenas faixas a serem estabelecidas pelo próprio produtor ou por uma associação específica, observando-se os limites legais. Esta inexistência de padrões de qualidade e falta de controle de qualidade da bebida têm sido as principais barreiras a um maior avanço das aguardentes no mercado externo (NOBREGA, 1994),apesar de um aumento expressivo (mais de 40%) das exportações observado nos últimos anos. O etanol é o produto mais facilmente mensurável, por densidade, com boa exatidão se determinados procedimentos, tais como destilação prévia, temperatura e aparatos calibrados são adotados.
4 – Materiais e Métodos
Na análise espectrofotométrica foram utilizados os seguintes matérias:
* Dicromato de Potássio* Ácido Sulfúrico
* Água Destilada
* Amostra de Cerveja
* Pipetas Volumétricas
* Balões Volumétricos
* Tubos de Ensaio
* Placa de Aquecimento
* Espectrofotômetro
4.1 – Preparo da Amostra
Antes de iniciar os testes para quantificar o etanol produzido em uma fermentação ou presente em um produto, a amostra deve ser destilada para evitar subprodutos interferentes.Para isso, medindo-se em uma pipeta volumétrica, destila-se 25 mL do vinho fermentado, e recolhe-se 50 mL em balão volumétrico (garantia que todo o etanol foi destilado).
4.2 – Preparo da Curva Padrão
Prepara-se inicialmente soluções padrão de 1,2,3,4 e 5 ⁰GL, transferindo-se os volumes necessários através de pipetas volumétricas e completando-se com água destilada até o volume final.
Todas assoluções hidroalcoólicas devem ser diluídas na proporção de 1:25 com água destilada em um balão volumétrico. Em tubos de ensaio coloca-se 5mL dessas soluções e faz-se ainda um branco com água destilada. Acrescenta-se 2mL de água destilada em cada tubo juntamente com 2mL do dicromato. Os tubos são colocados em banho-maria a 60⁰C por 30min. Após, resfria-se os tubos até temperatura ambiente e...
tracking img