Dibujo tecnico

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 10 (2469 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 11 de noviembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Capítulo 5 VISTAS EM CORTE
Definição
Quando a peça a ser desenhada possuir muitos detalhes internos, detalhes invisíveis, as projeções ortogonais terão muitas linhas tracejadas e poderão dificultar a interpretação do desenho. A Figura 5.1 mostra o exemplo de uma peça com vários detalhes internos nas vistas de frente e lateral esquerda, que estão representados por linhas tracejadas.

Figura5.1

Para facilitar a interpretação dos detalhes internos, representados por linhas tracejadas, foi normalizada a utilização de vistas em corte. Uma vista em corte é uma projeção ortogonal feita a partir de um determinado ponto da própria peça. A Figura 5.2 mostra a aplicação de corte, onde pode ser observado que a projeção da vista de frente corresponde àquilo que é visto, na direção indicada, apartir do plano secante “AB”.

Corte - AB

A

B

Figura 5.2

Antonio Clélio Ribeiro, Mauro Pedro Perez, Nacir Izidoro

64

Ou seja, a vista de frente corresponde ao desenho da peça cortada pelo plano secante no ponto indicado pela linha de corte que vai de “A” até “B”, considerando o sentido de observação, indicado pelas flechas colocadas na linha de corte. A linha utilizada paraindicar o local onde a peça será cortada, linha de corte, é uma linha grossa constituída de traços e pontos. A linha de corte é identificada por letras colocadas em suas extremidades e o sentido de observação é identificado por setas perpendiculares à linha de corte. As mesmas letras que identificam a linha de corte são utilizadas para identificar a vista resultante do corte. Onde houver intersecçãodo plano secante com a peça seráo colocadas hachuras.

Hachuras
A finalidade das hachuras é indicar as partes maciças, evidenciando as áreas de corte. As hachuras são constituídas de linhas finas, eqüidistantes e traçadas a 45° em relação aos contornos ou aos eixos de simetria da peça, conforme mostra a Figura 5.3.

Figura 5.3

O espaçamento entre as hachuras deverá variar com o tamanho daárea a ser hachurada [Figura 5.4(a) e (b)]. Quando a área a ser hachurada for muito grande pode-se colocar as hachuras acompanhando o contorno da peça [Figura 5.4(c)].

(a) (c) Figura 5.4
50

(b)

Havendo necessidade de fazer qualquer inscrição na área hachurada, deve-se interromper as hachuras para deixar bem nítida a inscrição feita, como mostra a Figura 5.5.
Figura 5.5

64 LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO

65

As hachuras de peças com espessura muito pequena, peças delgadas, são representadas em preto, com filetes brancos separando as partes contíguas, conforme mostra a Figura 5.6

Figura 5.6

Em uma mesma peça as hachuras devem ter uma só direção (vide Figura 5.2). Nos desenhos de conjuntos as peças adjacentes devem ser hachuradas em direçõesdiferentes. A figura seguinte mostra um conjunto de peças, desenhadas montadas, sem corte na Figura 5.7(a) e em corte na Figura 5.7(b). Observe que a vista em corte com variação das direções e dos espaçamentos das hachuras permite a identificação dos limites de cada peça e facilita bastante a interpretação do desenho.

1 – Pino 2 – Suporte 3 – Eixo

4 - Bucha 5 – Polia 6 – Base
Figura 5.7(a)
ANervura

Corte - AB

B

Figura 5.7(b)

Antonio Clélio Ribeiro, Mauro Pedro Perez, Nacir Izidoro

66

Existem normas específicas que permitem a utilização das hachuras para indicar o tipo do material da peça. A Figura 5.8 mostra algumas hachuras convencionadas para representar o tipo de material utilizado na construção da peça.

Ferro Fundido

Aço

Cobre, Latão, Bronze etc.Alumínio e Ligas leves

Borracha, Plástico e Isolantes

Chumbo, Zinco

Figura 5.8

Regras para Traçado de Vistas em Corte
1. Elementos tais como: eixos, pinos, parafusos, porcas, dentes de engrenagem, chavetas, rebites e nervuras, quando seus eixos longitudinais estiverem no plano de corte, não serão cortados, portanto, não serão hachurados. Observe na Figura 5.7(b) que a Nervura do Suporte...
tracking img