Dimensões do ecoturismo

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 7 (1601 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 15 de mayo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Texto : PIRES, Paulo dos Santos. Um contexto para o ecoturismo. In:__________. Dimensões do ecoturismo. Senac: São Paulo, 2002, p. 29-77.

A história da humanidade está repleta de fatos que nos mostram o interesse humano pela natureza, não só no sentido de sua exploração e aproveitamento, mas também em relação ao seu uso pessoal para os humanos. Isso indica que podemos pensar nessasiniciativas como antecedentes remotos do que hoje chamamos de turismo na natureza ou turismo de natureza.
“A curiosidade e o sentimento de nostalgia em relação a regiões longínquas sempre estiveram entre as necessidades básicas e imediatas do ser humano.”(p.29)

Cenário contemporâneo
Para que seja possível colocar o turismo – e o próprio ecoturismo também – como um fenômeno de grande repercussãomundial, é necessário primeiramente remeter ao fim da Segunda Guerra Mundial, já que essa época trouxe dois fatores de grande relevância para o turismo: o avanço dos meios de transportes e da comunicação, que foram beneficiados pelos avanços científicos e tecnológicos, e a expansão da economia mundial juntamente com o surgimento emergencial de fatores que pudessem se beneficiar disto e o surgimento dasconquistas trabalhistas. Ou seja, a partir daí, o turismo deixou de ser privilégio de elites.
Com isso o turismo cresceu e as questões ambientais foram “deixadas de lado” pela maioria da população em virtude de um crescimento econômico desenfreado. “Os valores materiais proporcionados pelo “progresso” e a “prosperidade” advinda do crescimento econômico se sobrepunham às questões ambientais, nãose reconhecendo limites para o crescimento e aceitando-se os riscos decorrentes” (p.34-35)
Isso se agravou com a plenitude do turismo de massa em 1970 que gerou mais alguns problemas de origem não somente ambiental mas também socioeconômico e culturais. Por causa disso, foram criados eventos, manifestações, entre outros, com o objetivo de sensibilizar as pessoas em relação a diminuição dessesimpactos negativos. Nessa mesma época surgiu o movimento “novo ecologismo”, em que seus ativistas criticavam a sociedade tecnológico-industrial, acusando-a de tirar liberdades individuais, homogeneizar culturas e destruir a natureza.
Em 1980 houve uma conferência da OMT com a proposta de discutir a mudança de mentalidade em relação à sociedade e ao modelo de desenvolvimento. A partir dessaconferência, foram tomadas com mais vigor as propostas por um turismo alternativo, que deveria, de uma forma geral, preservar os recursos naturais, valorizar a cultura local e promover a integração entre turistas e autóctones.
Cenário ambientalista
Para explicar a história contemporânea do ambientalismo, é necessário iniciar citando as pesquisas sobre recursos ambientais do planeta que eramrealizadas em 1940, considerando que a temática ambiental nessa época ainda não era interesse de todos. Já em 1960 as informações dessas pesquisas passaram a não ser mais somente de conhecimento dos círculos acadêmicos, mas também de alguns segmentos sociais, principalmente os países desenvolvidos, fazendo com que tenha alguns surtam alguns defeitos:
– “alarme sobre a destruição de áreas naturais e seusecossistemas em várias partes do mundo, juntamente com a deterioração ambiental;
– divulgação de novas descobertas naturalistas e botânicas para a medicina e outros fins, nas florestas tropicais e equatoriais das regiões periféricas do planeta.”(p.48)
Isso fez com que os meios de comunicação de massa passassem a ter interesse em publicar os acontecimentos de fundo ambiental, gerando maiorconhecimento a população. Assim, foram montados movimentos ambientalistas em reação ao sistema econômico vigente.
Em uma Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em 1972 na cidade de Estocolmo, foram discutidos, em uma escala internacional, os direitos humanos a um ambiente saudável e produtivo.
Na década de 1970 os movimentos começam a se organizar em organizações...
tracking img