Direito de exercício de culto religioso nas relações de vizinhança

Páginas: 7 (1679 palabras) Publicado: 29 de agosto de 2012
DIREITO DE EXERCÍCIO DE CULTO RELIGIOSO NAS RELAÇÕES DE VIZINHANÇAS

São inúmeros os problemas envolvendo as relações de vizinhança em nosso país. Um conflito gerado entre o direito de culto de uma determinada comunidade evangélica e o direito à tranquilidade dos moradores vizinhos, são fatos descrito pelo autor no texto, descreve que as normas ali apresentada não pretende coibir o livreexercício da fé de qualquer pessoa, mas orientar-se no sentido de que não se pode exercer o direito da propriedade de forma a por em risco a tranquilidade, a segurança e as condições de saúde do imóvel vizinho. A Entidade Religiosa vinha exercendo de forma anormal a sua propriedade a qual se localizava o seu templo, em prejuízo de seus vizinhos o que foi devidamente apurado por laudos periciais,determinou que ela adaptasse seu templo às normas técnicas, com instalação de filtros de som e isolantes nas paredes, sob pena de sofrer com o pagamento de multas diárias. Diante disso conseguiu estabelecer o equilíbrio e a coexistência de duas liberdades publicas, não se entendendo nem o direito de propriedade, nem o direito do exercício de crenças religiosas. No entanto tal solução foi aplicada sobótica do direito civil que não considerou a alteração legislativa posterior que estabeleceu tratamento diferenciado nas relações de direito administrativo, a partir da chamada nova Lei Ambiental.

* TEXTO 2

DÉBITO OU CRÉDITO CONJUGAL?

Todo mundo acredita que existe o chamado “débito conjugal”. O fato é que o casamento sempre foi identificado com o exercício da sexualidade, pois servia para“legalizar” as relações sexuais. Há quem afirme que o casamento se “consuma” na noite de núpcias, antigamente, ocorria pelo desvirginamento da mulher, fato provado pela exposição do lençol marcado de sangue. O casamento estabelece comunhão plena de vida e faz surgir deveres de fidelidade, vida em comum, mútua assistência, respeito e consideração, nenhuma dessas expressões é uma maneira de impor apratica sexual. Antigo instituto que não mais existe, havia a previsão de que a ausência de vida sexual autorizava o pedido de separação, que foi abolida do sistema jurídico. Pelo que diz a lei, a anulação do casamento apaga tudo, os casados voltam ao estado civil de solteiros e não persiste sequela alguma da união, ainda que tenha durado por três anos, que é o prazo prescricional da açãoanulatória. O casamento traz expectativa da pratica sexual, em face da imposição social e cultural de sua finalidade pro criativa. Mas a abstinência sexual de um dos conjugues não gera o direito a anulação de casamento. Portanto pretende que a ausência de contato físico de natureza sexual seja reconhecida como inadimplemento de dever conjugal e forçar o exercício do “direito” ao contato sexual podeperigosamente, chancelar a violência domestica. Mas é a afetividade e o amor que levam as pessoas casarem. Estes são os mais significativos ingredientes para continuar invocando expressões antigas, presentes nos vínculos familiares da atualidade.


* RELAÇÃO DE PALAVRAS DESCONHECIDAS E SUAS DEFINIÇÕES

ATO ILICITO: São duas as ideias, pratica ato ilícito o indivíduo que, por sua ação ou omissão,que age com culpa (em seu sentido amplo, envolvendo o dolo, ou seja, a intenção de causar o dano; e a culpa, quando o agente agir de forma negligente, imprudente ou com imperícia), provocando dano a outrem. A outra ideia que aborda a noção de ato ilícito é a de abuso de direito, que ocorre quando a pessoa, ao exercer um direito, excede os limites permitidos em razão das finalidades do direito, seufim econômico e social, boa-fé e os bons costumes, tendo como resultado, também, um dano provocado a outrem.Dessa forma, o ato ilícito é devido àquele que agir com culpa ou em abuso de direito.
CHANCELAR: (fr chanceler) vtd 1 Pôr chancela em, fechar com chancela: Chancelar cartas. 2 Assinar com chancela: "Assim, padar, chancelado por Castilho, à pág. 193 das suas Geórgicas" (Rui Barbosa)....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • ¿Libertad Religiosa o Libertad De Culto?
  • Libertad De Culto Y Tolerancia Religiosa En Chile
  • Relações interdisciplinares entre direito e economia
  • Dret a la llibertat ideològica, religiosa i de culte
  • LEY DE ASOCIACIONES RELIGIOSAS Y CULTO P BLICO
  • Asociaciones religiosas y culto público
  • EL DERECHO A LA LIBERTAD RELIGIOSA Y DE CULTOS EN LA
  • DISCRIMINACION POR CULTO RELIGIOSO

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS