Disminucion de inercia rotacional en ejes dinamicos

Páginas: 6 (1459 palabras) Publicado: 23 de diciembre de 2011
[pic]

PROJETO MINI BAJA:

“DIMENSIONAMENTO DE EIXOS E DIMINUIÇÃO DE INERCIA ROTACIONAL NA TRANSMISSÃO DO CARRO INDELEVEL”

JOÃO PESSOA
SETEMBRO 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Bacharel em Engenharia Mecânica.

Por

Orlando Pascual Arrua Romero

“Comecefazendo o que é necessário, depois o que é possível,
e, de repente você estará fazendo o que é impossível”
São Francisco de Assis

AGRADECIMENTOS

Aos meus pais e irmãos que na distancia sempre souberam incentivar e depositaram total confiança sendo exemplo de fé e perseverança, que foram de fundamental importância para a conclusão deste curso.

Aos meus amigos e amigas que souberam preencher alacuna dos meus seres queridos que tive que deixar no meu pais de origem, e pelo apoio incondicional.

Ao Professor Jose Gonçalves de Almeida pela orientação e colaboração.

1. Objetivo

Este trabalho tem como objetivo Dimensionar os eixos primários e secundários do sistema de transmissão do carro Indelével do Projeto Mini Baja com o intuito de diminuir a inércia rotacional e assimcolocar em pratica o aprendizado adquirido nas aulas teóricas durante o curso de Engenharia Mecânica

1.1 Objetivos Específicos.
1. Criar um roteiro de dimensão para dimensionar qualquer tipo de eixo.
2. Seleção do tipo de material a ser usinado para construção dos eixos.
3. Informar o custo e viabilidade do projeto.

2. INTRODUÇÃO
O presente relatório foi realizado nolaboratório de conformação mecânica no período do decorrer do semestre 2008.1. Visando a diminuição da inércia rotacional das peças girantes durante o estagio foi detectado a necessidade de se redimensionar ou projetar os eixos primários e secundários da transmissão do Mini Baja, carro Indelével.
Na falta de uma bancada de teste algumas limitações e suposições foram estabelecidas para darviabilidade ao projeto.

3. O mini baja
O projeto Baja SAE é uma competição entre Instituições de Ensino Superior que desafia estudantes de engenharia através da simulação de um caso real de desenvolvimento de projeto, com todas as atividades que envolvem o mesmo, visando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
O objetivo de cada equipe é projetar e construir umprotótipo recreativo, fora de estrada (offroad), mono posto, robusto, visando sua comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado e de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos.
Cada equipe compete para ter seu projeto aceito por um fabricantefictício. Para isso, os alunos devem trabalhar em equipe para projetar, construir, testar, promover e competir com um veículo que respeite as regras impostas além de conseguir suporte financeiro para o projeto. Tudo deve ser feito respeitando sempre as prioridades acadêmicas.
O projeto Baja SAE BRASIL é administrado pela SAE BRASIL. O Comitê Baja SAE BRASIL é o responsável pelos aspectostécnicos da competição. A competição é dividida em três grandes provas: as Estáticas, as Dinâmicas e a prova de Resistência (Enduro).
3.1 Provas Estáticas:
- Relatório de projeto
- Relatório de custos
- Inspeção de Segurança
- Conformidade de Projeto

3.2 Provas Dinâmicas:
- Aceleração e Velocidade Máxima
[pic]
 - Tração
[pic]
 

- Manobrabilidade (Slalon)
[pic]
 
- Enduro deResistência:
[pic]
A prova de resistência consiste em uma corrida de quatro horas em pista de auto-cross, onde a pontuação é dada pelo número de voltas completadas ao final da prova. Do somatório das três provas determina-se o vencedor do Campeonato onde os dois primeiros classificados estão possibilitados de competirem na edição norte-americana da Competição.
4. UFPBAJA
O Mini...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Inercia Rotacional
  • Inercia Rotacional.
  • Inercia Rotacional
  • inercia rotacional
  • dinamica rotacional
  • Dinamica rotacional
  • Dinamica rotacional
  • dinamica rotacional

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS