Doctor

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 3 (529 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 5 de septiembre de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Introdução a Anemias

Hematopiese
A medula ossea é o orgão produtor de celulas sanguinas, ate os 5 anos de idade em todos os ossos do corpo, na fase adulta apenas ossos da pelve, o externo, osossos do crânio, os arcos costais, vértebrais e as epífeses femorais e umerais são capazes de geras celulas sanguíneas.
Todos os elementos do sangue originam-se da celula progenitora, célula-tronco(steam cell) ou totipotente.
Inicialmente a célula-tronco se diferencia emdois tipos mieloide (hemácias, plquetas, granulocitos e monócitos) e linfoide (linfocitos)
Esquema

*CFU (Unidade Formadora deColonias)
A vida media das hemacias é de 120 dias, plaqueras 7 -10 dias, granulocitos 6 – 8 horas, linfocitos possuem vida media prolongada podendo as vezes durar varis anos.
A produção de cadalinhagem hematologica é regulada de forma independente, os principais são CSF (fator estimulador de colonia) e as interleuquinas. Dois exemplos:
Eritropietina; subtancia peptidica produzida noparenquima renal, pelas celulas tubulares proximais, em respota a hipoxia tecidual, funciona como hormonio regulador na produção de hemacias.
GM-CSF; é o fator estimulador de colonia de granulocitos emonocitos, produzido pelos macrofagos, fibroblastos e celulas endoteliais dos diversos tecidos do corpo em resposta a inflamação.

Eritropoiese
1º semanas = saco vitelinico
2º trimeste de gestação =fígado, baço e os linfonodos.
Estagios finais da gestação = medula ossea já passa a ser o principal sitio da produção.
Em algumas patologias a eritropiese extramedular volta a ocorer (beta-talassemiamajor, metaplasia mieloide agnogenica)
A ordem de maturação da hemacia è ; 1-pró-eritroblasto, 2- eritroblasto basofilico, 3- eritroblasto policromatofilico, 4- eritroblasto ortocromatico (hemacianucleada), 5- reticulocito e 6- hemacia ou eritrocito.
Após 3 dias de permancia na medula o reticulocito penetra nos capilares saguíneos por diapendese e o material basofilico restante desaparece em...
tracking img