Doenças sexualmente transmissíveis

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 15 (3513 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 10 de noviembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Escola Secundária Alves Martins
2010/2011
Doenças sexualmente transmissíveis




Biologia
Trabalho realizado por:
Ana Margarida nº3

Índice

- Introdução…………………………………………………………………………………………………….3
- Doenças Sexualmente Transmissíveis………………………………………………………..4
- SIDA………………………………………………………………………………………………..4/5
- Hepatite B……………………………………………………………………………………….5/6
- HerpesGenital…………………………………………………………………………………6/7
- Gonorreia………………………………………………………………………………………..7/8
- Sífilis………………………………………………………………………………………………..8/9
- Clamídia………………………………………………………………………………………..9/10
- Cancro Mole………………………………………………………………………………..10/11
- Pediculose Púbica…………………………………………………………………………….11
- Tricomoníase…………………………………………………………………………………….12
- Condiloma Acuminado……………………………………………………………….12/13
-Linfogranuloma Venéreo………………………………………………………………..13
- Conclusão…………………………………………………………………………………………………..14
- Bibliografia……………………………………………………………………………………………15/16

Introdução

No âmbito da disciplina de Biologia, foi-nos proposta a realização de um trabalho acerca do tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis”.
Temos, como objectivo, aprofundar os nossos conhecimentos, bem como dos nossos colegas,sobre este assunto que alarma tanto a sociedade, hoje em dia.
Iremos abordar as suas características, formas de transmissão e prevenção.

Doenças Sexualmente Transmissíveis

Hoje em dia conhecem-se inúmeras doenças e o maior desafio da Medicina é descobrir formas de as prevenir e combater.
Existem inúmeras Doenças Sexualmente Transmissíveis e todas elas têm uma elevada taxa de transmissão.Estas doenças possuem uma característica em comum: todas são transmitidas por via sexual, sendo a utilização de preservativo o método considerado mais eficaz para a sua prevenção.
A maior parte das Doenças Sexualmente Transmissíveis têm um tratamento fácil, mas existem algumas que, ao sofrerem complicações, podem chegar mesmo a ser letais para a pessoa infectada.
Neste trabalho iremos abordar asseguintes doenças: SIDA, Hepatite B, Herpes Genital, Gonorreia, Sífilis, Clamídia, Cancro Mole, Pediculose Púbica, Tricomoníase, Condiloma Acuminado e Linfogranuloma Venéreo.

SIDA

A SIDA, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) que enfraquece o sistema imunitário do Homem, destruindo a sua capacidade de defesa em relação adiversas doenças. Um pessoa Seropositiva pode não apresentar sintomas, no entanto está infectada e pode, por isso, transmiti-lo a outra pessoa.
O VIH pode transmitir-se sexualmente, quando existe relação sexual com penetração, anal, vaginal ou oral, sem preservativo. O risco de transmissão aumenta quando se verificam algumas infecções como úlceras bocais ou gengivas inflamadas. Podetransmitir-se também, através do contacto com sangue infectado. Assim, a partilha de seringas, bem como de escovas de dentes constitui um risco de transmissão. Pode ainda transmitir-se, da mãe para o filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação.
A fase aguda da SIDA ocorre entre uma a quatro semanas após o contágio e dura entre uma a três semanas. Os sintomas são semelhantes a uma gripe: febre, dor decabeça e de músculos, entre outros. Algumas pessoas perdem peso e até mobilidade das pernas e dos braços, mas passado algum tempo recuperam-na. No entanto, todos os indivíduos recuperam desta fase, os sintomas desaparecem devido à reacção do sistema imunológico. Depois desta fase o vírus continua a multiplicar-se dentro do organismo do indivíduo. Na fase sintomática da infecção, ainda nãodenominamos de SIDA, a pessoa volta a ter sintomas, que indicam a existência de uma depressão do sistema imunológico, como o cansaço, a falta de apetite, queda de cabelo e suores nocturnos. A fase final denomina-se SIDA que se caracteriza por imunodeficiência grave, que leva ao aparecimento de infecções e tumores.
O diagnóstico faz-se a partir de análises sanguíneas para detectar a presença...
tracking img